Golpe da assinatura da Netflix, Amazon e Disney; veja o que fazer

1 min de leitura
Imagem de: Golpe da assinatura da Netflix, Amazon e Disney; veja o que fazer
Imagem: Shutterstock

Perfis falsos das principais plataformas de streaming – como Netflix, Amazon Prime Video e Disney+ – têm sido criados no Twitter, Facebook, TikTok e Instagram com o objetivo de aplicar e espalhar golpes nas redes sociais. Com cerca de 500 contas falsas, as configurações criminosas já contam com mais de 654 mil seguidores e 2,5 milhões de curtidas.

Identificadas recentemente pelo laboratório dfndr lab, da empresa de segurança digital PSafe, essas páginas fraudulentas são usadas por cibercriminosos para oferecer falsas assinaturas gratuitas de plataformas de streaming, mediante preenchimento de um cadastro em um site fake, criado para captar informações pessoais e disseminar malwares.

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte:  Shutterstock 

Como funciona o golpe e como se proteger?

De acordo com o executivo-chefe de segurança da PSafe, Emilio Simoni, os links que direcionam as vítimas para esse site estão nos perfis falsos e chegam também através de mensagens via SMS, apps ou email. “As páginas pedem dados pessoais como nome, CPF, endereço, número de telefone e podem até pedir dados de cartão de crédito ou conta bancária”, afirma o especialista.

Ao preencher um “formulário de cadastro” com suas informações pessoais para receber o código de uma suposta assinatura grátis, as vítimas estão, na verdade, alimentando um banco de dados para aplicação de futuros golpes. Entre possíveis ações criminosas estão o furto de perfis nas redes sociais, clonagem de cartões de crédito, e até mesmo contratação de empréstimos pessoais.

Para se proteger, a principal dica é: desconfie sempre de promoções que ofereçam vantagens acima da média! Além disso, confira qualquer tipo de promoção diretamente nos sites oficiais das plataformas de streaming e, principalmente, jamais clique ou compartilhe links de fontes desconhecidas, principalmente se recebidos em apps de mensagens ou nas redes sociais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.