Malware simula download do Windows 11 para roubar dados

1 min de leitura
Imagem de: Malware simula download do Windows 11 para roubar dados
Imagem: Microsoft

Um novo golpe envolvendo o download do instalador do Windows 11 está circulando ativamente por mecanismos de busca. O malware foi descoberto pelo laboratório de pesquisa da CloudSEK.

O site finge ser a página da Microsoft e tem um botão de download para o Windows 11, além de um domínio que se disfarça de verdadeiro — como "windows11-upgrade11.com" ou variantes.

Ao ser instalado pela vítima, o malware em formato ISO age para roubar dados de navegação e credenciais de acesso, o que pode incluir códigos para carteiras de criptomoedas.

A página falsa com o download enganoso do sistema operacional.A página falsa com o download enganoso do sistema operacional.Fonte:  Bleeping Computer 

Antes disso, o software malicioso realiza duplicações em si mesmo e modifica registros dos mecanismos de defesa do Windows, dificultando a sua detecção e remoção. Esse malware é novo na área e foi batizado de Inno Stealer.

Cuidado ao atualizar para o Windows 11

Se você quer usar o novo sistema da Microsoft, a recomendação é fazer a atualização de sistema operacional apenas pelas configurações do próprio Windows.

Caso seja necessário verificar se a máquina é compatível com a nova plataforma, siga o passo a passo do TecMundo ou procure o site oficial da Microsoft. Além disso, evite clicar em supostas ofertas em outros serviços, como redes sociais e buscadores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.