Criptografia do WhatsApp pode ser ameaçada por nova lei europeia

1 min de leitura
Imagem de: Criptografia do WhatsApp pode ser ameaçada por nova lei europeia
Imagem: Shutterstock

A criptografia de ponta a ponta do WhatsApp, que aumenta a privacidade no app de mensagens da Meta, pode ser afetada por uma nova legislação da União Europeia (UE), que prevê regras mais rígidas para as gigantes da tecnologia. É o que garantem especialistas ouvidos pelo The Verge nesta segunda-feira (28).

Conhecida como Digital Markets Act (DMA), a lei teve um novo texto aprovado na última semana e agora segue para votação no Parlamento Europeu. Desenvolvida com o objetivo de reduzir o domínio de mercado das big techs, ela pode ter um forte impacto nos principais serviços de mensagens, que seriam obrigados a interoperar com plataformas menores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Se aprovada, o WhatsApp, por exemplo, precisará oferecer suporte a protocolos menos seguros. Para o pesquisador de segurança cibernética Steven Bellovin, a criptografia do app terá que ser descartada quando ele trabalhar em conjunto com plataformas sem o mesmo recurso.

Com a lei, o WhatsApp pode ser obrigado a enviar mensagens para o Telegram e o iMessage, por exemplo.Com a lei, o WhatsApp pode ser obrigado a enviar mensagens para o Telegram e o iMessage, por exemplo.Fonte:  Shutterstock 

“Tentar reconciliar duas arquiteturas criptográficas diferentes simplesmente não pode ser feito; um lado ou outro terá que fazer grandes mudanças”, explicou o professor da Universidade de Columbia (EUA). Neste caso, as funcionalidades mais avançadas acabariam sendo deixadas de lado, trazendo riscos para o usuário.

Mais críticas à DMA

Quem também criticou a Lei de Mercados Digitais da UE foi o ex-engenheiro do Facebook Alec Muffett. De acordo com ele, as empresas de tecnologia não estão preparadas para oferecer produtos intercambiáveis, e exigir a interoperabilidade entre apps é como “entrar no McDonald’s e solicitar a inclusão, no seu pedido, de um sushi feito em outro restaurante”.

Já o diretor do Stanford Internet Observatory Alex Stamos citou o iMessage como exemplo. O app de mensagens da Apple é compatível com o SMS, mas a função não é bem vista pelos usuários devido às suas propriedades de segurança “muito ruins”, de acordo com o especialista.

É válido ressaltar que a DMA sugere uma abordagem alternativa, na qual as mensagens trocadas entre diferentes plataformas seriam descriptografadas e recriptografadas no meio do caminho. Mas tal método também foi considerado ruim pelos defensores da privacidade, pois criaria um ponto de vulnerabilidade para exploração de cibercriminosos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.