99 confirma ataque cibernético após denúncias de motoristas

1 min de leitura
Imagem de: 99 confirma ataque cibernético após denúncias de motoristas
Imagem: Reprodução/Shutterstock

A empresa de mobilidade 99 confirmou ter sido vítima de um ataque cibernético no final de janeiro. Segundo a companhia, 0,006% dos motoristas parceiros tiveram suas contas comprometidas no aplicativo.

A confirmação veio da diretora de segurança da 99, Tatiana Scatena, durante o seu depoimento na Câmara Municipal de São Paulo (SP) para a CPI dos Aplicativos no último dia 8 de março. A comissão investiga os contratos entre aplicativos de transporte e os motoristas parceiros.

Scatena afirmou em seu depoimento que a empresa está investigando o caso e também está trabalhando diretamente com as vítimas para resolver problemas causados pelo ataque. Ao TecMundo, a companhia disse "que está investigando as denúncias sobre as possíveis fraudes a perfis de alguns motoristas parceiros desde a primeira notificação recebida".

"Esclarecemos que estamos atuando para corrigir quaisquer problemas e que a pequena parcela da base de condutores ativos afetados (0,006% do total) está recebendo o devido acolhimento, com a normalização do cadastro e o recebimento de compensação financeira, onde cabível. O app continua operando em segurança para os demais usuários", diz a nota. A 99 não confirmou, entretanto, o número exato de motoristas afetados.

Entenda o caso

Em janeiro deste ano, alguns motoristas parceiros da 99 publicaram relatos nas redes sociais afirmando que suas contas haviam sido invadidas. Na época, as vítimas ressaltaram que tiveram seus e-mails e números de telefone cadastrados trocados pelos criminosos. Além disso, o valor acumulado no perfil dos motoristas também foi transferido para a conta dos bandidos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.