Criminosos ameaçam divulgar dados da NVIDIA após ransomware

1 min de leitura
Imagem de: Criminosos ameaçam divulgar dados da NVIDIA após ransomware
Imagem: Nvidia

O grupo de cibercrime LAPSUS$ está ameaçando divulgar dados relativos a sistemas e produtos da NVIDIA, obtidos após a empresa sofrer um ataque de ransomware.

Segundo o site Videocardz, os bandidos ficaram cerca de uma semana com os arquivos da empresa em seu poder, extraindo 1 TB de dados antes que os servidores fossem normalizados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As informações incluem esquemas ou códigos inteiros de produtos, drivers e firmwares da companhia. Além disso, kits de desenvolvimento, ferramentas usadas apenas internamente e documentações sigilosas também foram acessados.

Algumas das mensagens publicadas pelos invasores.Algumas das mensagens publicadas pelos invasores.Fonte:  Videocardz 

Parte dos dados já teriam sido vazados e, ao que tudo indica, eles de fato batem com o conteúdo que foi prometido. Toda a divulgação está acontecendo em um canal do grupo LAPSUS$ no Telegram.

O fim do limite de mineração?

Além disso, o grupo alegou que vai vender a interessados uma suposta forma de burlar a limitação imposta pela NVIDIA às placas de vídeo GTX Série 30 da empresa usadas para mineração de criptomoedas.

Não há qualquer garantia que o mecanismo liberado pelos invasores realmente funcione ou seja seguro para uso por usuários. Recentemente, um suposto software que também desligava essa trava circulou por fóruns e redes sociais, mas na verdade era um golpe.

Até agora, a empresa não confirmou o roubo de dados, mas disse estar investigando uma suposta brecha nos sistemas. Vale ressaltar que o caso não tem ligação com a recente invasão que o Instagram da NVIDIA Brasil sofreu agora no final de fevereiro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.