Programa que afirma liberar mineração em placas NVIDIA é malware

1 min de leitura
Imagem de: Programa que afirma liberar mineração em placas NVIDIA é malware
Imagem: Shutterstock

Um programa disponível no GitHub, que alega ter a capacidade de restaurar os recursos de mineração de Ethereum nas placas mais recentes da NVIDIA, é na verdade um malware, conforme relatou o Tom’s Hardware na quarta-feira (23). O utilitário em questão supostamente desabilitava o recurso Lite Hash Rate (LHR).

Lançada no ano passado, a função limita o poder de mineração das placas de vídeos da linha RTX 30, o que desagradou muitos mineradores de criptomoedas. No caso do Ethereum, essa capacidade de minerar chega a ser reduzida em até 50%, como explicou a fabricante na época da atualização.

Desde então, muitos proprietários têm tentado desativar o limitador de hash das GPUs utilizando ferramentas não oficiais como o “NVIDIA RTX LHR v2 Unlocker”. O software surgiu alegando que pode modificar o firmware original das placas gráficas da marca, restaurando o seu poder de mineração, chamando a atenção dos usuários.

O poder de mineração das placas RTX 30 foi diminuído pela metade com a limitação.O poder de mineração das placas RTX 30 foi diminuído pela metade com a limitação.Fonte:  Shutterstock 

No entanto, de acordo com a publicação, o programa em questão não cumpre o que promete e, além disso, ainda pode trazer riscos para o dispositivo. Em vez de desativar a limitação, ele infecta o sistema no qual foi instalado, a partir do powershell.exe do Windows, levando a máquina a apresentar comportamentos estranhos.

Não instale o utilitário

Ao testar o NVIDIA RTX LHR v2 Unlocker, o site notou “atividades suspeitas” do programa, incluindo um aumento anormal no uso da CPU, a verificação das unidades do sistema disponíveis e a exclusão de arquivos dentro da pasta do Windows. Técnicas de ofuscação de código e loops evasivos para dificultar a análise dinâmica também foram detectados.

Membros da comunidade de mineração ChumpChangeXD também afirmaram ter identificado a presença de arquivos maliciosos na ferramenta, compartilhando as descobertas em seu canal no YouTube. Dessa forma, recomenda-se não baixar nem instalar o utilitário.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.