Samsung Galaxy Store tem apps que podem conter malware

1 min de leitura
Imagem de: Samsung Galaxy Store tem apps que podem conter malware
Imagem: Reprodução/DMCC
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Max Weinbach, redator do site Android Police, descobriu que há alguns aplicativos disponíveis na Galaxy Store que, além de permitir pirataria, ainda podem carregar malwares. Os aplicativos clones do ShowBox — uma antiga plataforma de pirataria de filmes —, disponíveis na loja de apps da Samsung, acionam um aviso da Play Protect e têm sua instalação bloqueada por segurança.

Ao analisar um dos apks do Showbox no VirusTotal, é possível observar quase 20 alertas que variam de "riskware" à adware. Além disso, alguns dos aplicativos observados por Weinbach solicitam mais permissões do que seria normalmente necessário, incluindo acesso a contatos, registros de chamadas e telefone.

Teste de apk do ShowBox no VirusTotalTeste de apk do ShowBox no VirusTotalFonte:  Reprodução/Android Police 

De acordo com o subreddit do ShowBox, a plataforma está fora do ar há quase dois anos, e qualquer aplicativo supostamente relacionado é falso. Embora a Galaxy Store não mostre a quantidade de instalações feitas, os apps possuem centenas de análises, e algumas inclusive citam o aviso de malware no momento do download.

A equipe do Android Police contatou uma analista de segurança do Android para entender melhor o caso. Segundo a publicação, embora o aplicativo em si possa não conter malware diretamente, ele pode baixar e executar outro código que possua malware. "Então, a qualquer momento, ele pode se tornar um trojan/malware, portanto, não é seguro", disse.

O site também entrou em contato com a Samsung, mas não obteve resposta até o momento. É importante destacar que os aplicativos analisados não estão disponíveis na Google Play Store.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.