Ministério da Saúde recupera dados após ataque cibernético

1 min de leitura
Imagem de: Ministério da Saúde recupera dados após ataque cibernético
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Avatar do autor

O Ministério da Saúde anunciou, por meio de nota, na tarde do último domingo (12) que os dados e registros de vacinação contra a covid-19 foram integralmente recuperados. Segundo a pasta, não houve perda de informações no processo.

Além disso, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que os sistemas devem voltar a funcionar normalmente ainda nesta semana. "Acredito que até terça-feira (14), né? Pelo menos essa é a expectativa nossa", disse à TV Globo.

O ConectSUS, aplicativo que mostra comprovantes de vacinação contra a covid-19 — utilizado para viagens internacionais, por exemplo — está indisponível desde sexta-feira (10). Para as pessoas que precisarem utilizar o comprovante neste meio tempo, o Ministério disponibilizou uma página com mais orientações.

Entenda

Os sistemas do Ministério da Saúde ficaram fora do ar desde sexta-feira após um ataque cibernético. Ao tentarem acessar a página do órgão, usuários encontraram o recado: “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB de dados está (sic) em nossas mãos”. O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque.

Segundo a Polícia Federal, os dados não foram criptografados, diferente do que disseram os responsáveis pela ação criminosa, o que pode ter facilitado a recuperação de informações.