Life360 vende dados de localização de usuários, aponta relatório

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O aplicativo Life360, utilizado por milhões de famílias em todo o mundo para rastrear os movimentos dos filhos, está vendendo os dados de localização dos usuários para terceiros, incluindo qualquer pessoa interessada em comprá-los. É o que revela uma investigação feita pela The Markup, divulgada na segunda-feira (6).

A empresa, que recentemente adquiriu a Tile, concorrente do Apple AirTag, comercializa informações precisas sobre o paradeiro de crianças e seus familiares para "uma dúzia de corretores de dados", conforme dois ex-funcionários ouvidos pela publicação. Por sua vez, esses compradores repassariam os dados para quem estiver disposto a pagar.

Segundo a reportagem, os dados são vendidos pela Life360 de forma minimamente anônima, mas quem os adquire pode vinculá-los a usuários específicos. O pacote de informações é composto por histórico de localização, alertas de rastreamento e rotas favoritas, entre outros detalhes.

O app coleta os dados com base no GPS do celular.O app coleta os dados com base no GPS do celular.Fonte:  Life360/Divulgação 

Entre os potenciais compradores, são listadas agências governamentais, anunciantes e investidores, que utilizam esses dados das mais variadas maneiras. Alguns dos clientes dos "orretores" são o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o Departamento de Defesa americano e agências de publicidade.

Empresa se defende

Chris Hulls, CEO da Life360, confirmou que a venda de dados é uma parte fundamental dos negócios da companhia, pois permite a manutenção de ferramentas gratuitas. No entanto, ele negou que a empresa estaria facilitando a identificação dos usuários, ao supostamente não tomar providências para remover os indicadores mais importantes.

Hulls também disse que a política de uso do serviço indica a possibilidade de venda dos dados, mas garante a privacidade dos usuários. Sobre a alegação de que a Life360 é uma das principais fontes para a indústria da corretagem de dados, ele preferiu não se posicionar.

Com funcionamento baseado no GPS do celular, o app oferece ao usuário a opção de impedir a venda dos seus dados, aparentemente pouco divulgada.

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