Segurança

Round 6: fenômeno da Netflix vira tema de golpes online

Maior sucesso da história da Netflix, Round 6 virou isca para golpes e até mesmo o cartão mostrado na série já foi usado para espalhar vírus

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

25/10/2021, às 07:30

Round 6: fenômeno da Netflix vira tema de golpes online

Fonte:  Netflix 

Imagem de Round 6: fenômeno da Netflix vira tema de golpes online no tecmundo

A empresa de segurança Avast descobriu uma série de cibercrimes recentes que "surfam na popularidade" de Round 6 (ou Squid Game), série sul-coreana que virou o maior fenômeno da história da Netflix.

Segundo o relatório, tentativas de golpes envolvendo o contexto da série ou elementos da trama usam vários tipos de isca para atrair vítimas. As tentativas são tão elaboradas que até saem do ambiente online e partem para o mundo real.

Aplicativos nocivos para dispositivos móveis, como supostas coletâneas de papel de parede para Android, já foram descobertos e removidos da Google Play Store. Além das imagens, os programas incluíam mecanismos espiões, adwares e até registravam o usuário em um serviço pago de SMS sem autorização.

Versões do cartão da série foram encontradas nas ruas da Espanha.Versões do cartão da série foram encontradas nas ruas da Espanha.

Transmissões gratuitas da série, que é exclusiva do streaming da Netflix, também foram identificadas como golpes em potencial. Na Espanha, o caso foi ainda mais longe: criminosos passaram a espalhar os tradicionais cartões de visita da série pelas ruas, mas incluindo um QR code que poderia levar o usuário a visitar sites maliciosos.

Para a empresa de segurança, as dicas tradicionais de proteção digital, como utilizar mecanismos de proteção nos dispositivos e não baixar anexos ou acessar links suspeitos, são as principais formas de evitar esse tipo de golpe.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.