Gigabyte é alvo de ransonware e tem 112 GB de dados roubados

1 min de leitura
Imagem de: Gigabyte é alvo de ransonware e tem 112 GB de dados roubados
Imagem: Gigabyte

A fabricante taiwanesa de hardware e componentes para PCs Gigabyte foi alvo de um ataque da modalidade ransomware. O caso aconteceu na quarta-feira da semana passada (4) e fez com que os sistemas e diversos sites da companhia fossem momentaneamente tirados do ar.

Como resultado, alguns serviços de suporte ao consumidor e atualização podem ter sido prejudicados. Segundo o site BleepingComputer, o responsável pelo ataque foi o grupo RansomEXX, anteriormente conhecido como Defray, que afirma ter 112 GB de dados roubados da fabricante.

A página montada pelos criminosos para contatar a marca.A página montada pelos criminosos para contatar a marca.Fonte:  Bleeping Computer 

Documentos sigilosos

Caso o resgate não seja pago, as informações serão publicadas — e podem não ser apenas dados pessoais, mas também documentos internos e de projetos envolvendo outras empresas parceiras, como Intel e AMD. Em casos recentes de ransomwares massivos em grandes empresas, o pagamento foi realizado, como fez a brasileira JBS.

Segundo a reportagem, as autoridades locais já foram acionadas e os servidores afetados foram isolados. Ao menos por enquanto, a fabricante não publicou uma nota comentando o caso em seus canais oficiais de comunicação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.