Operação cumpre 11 mandados contra pirataria digital nesta quinta (8)

1 min de leitura
Imagem de: Operação cumpre 11 mandados contra pirataria digital nesta quinta (8)
Imagem: Sshutterstock/Reprodução

Na manhã desta quinta-feira (8), foram cumpridos 11 mandados de busca, apreensão e suspensão de sites e perfis em redes sociais que promoviam o consumo de streaming ilegal. A ação, coordenada pelo Ministério da Justiça, faz parte da terceira fase da Operação 404, que tem o objetivo de diminuir os casos de pirataria digital no país.

Além da suspenção, as polícias civis do Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul, de Pernambuco, Rondônia e São Paulo pretendem impedir que os conteúdos ilegais apareçam nos mecanismos de busca, como o Google.

G1 Policiais encontram suspeito com dispositivos usados para captar sinais de emissoras de televisão (Divulgação/via G1)

Segundo o Ministério de Justiça, o principal crime investigado na operação é a violação de direitos autorais, que pode levar à prisão de dois a quatro anos. Além disso, as pessoas que consomem o conteúdo ilegal podem ser condenadas a até uma ano de detenção ou multa.

Na segunda fase da operação, realizada no fim do ano passado, a polícia conseguiu bloquear 252 sites e 65 aplicativos de streaming ilegal, além de realizar 25 mandados de busca.

A ação conta com a colaboração das embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido no Brasil.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.