Rede clínica expõe e-mails de centenas de pacientes por acidente

1 min de leitura
Imagem de: Rede clínica expõe e-mails de centenas de pacientes por acidente
Imagem: Reprodução/ @emadow
Avatar do autor

Nesta quarta-feira (30), a empresa estadunidense de saúde One Medical enviou um pedido de verificação de e-mail sem ocultar os destinatários, divulgando o endereço eletrônico de centenas de pacientes. A marca afirmou que não houve uma brecha na segurança de dados; o ocorrido foi apenas um acidente.

Normalmente, utiliza-se o recurso "cópia oculta" (Bcc) para esconder os destinatários de uma mensagem — principalmente quando o envio é realizado por uma empresa que possui os dados de centenas de pessoas. As denúncias surgiram no Twitter minutos após o envio do e-mail.

A One Medical publicou um comunicado informando que está investigando o evento e tomará as decisões cabíveis para que isso não se repita. Enquanto alguns clientes afirmam que foram 981 e-mails vazados, outros alegam que o número passa de mil destinatários.

Um acidente perigoso

A surpresa desagradável não envolve o vazamento de dados importantes como senhas de cadastro, detalhes de saúde ou informações de pagamentos. No entanto, os e-mails revelam os usuários do serviço médico, o que abre brechas para o envio de mensagens de spam.

O portal Techcrunch entrou em contato com a empresa para saber exatamente o número de clientes prejudicados e se o evento será comunicado ao governo do estado da Califórnia, onde fica a sede da One Medical. A rede de clínicas ainda não se pronunciou.

Rede clínica expõe e-mails de centenas de pacientes por acidente