Biometria facial: a forma mais segura de autenticação

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Biometria facial: a forma mais segura de autenticação
Imagem: unico

Com o advento e popularidade dos smartphones, tirar fotos se tornou extremamente normal. Com o tempo, surgiu uma nova forma de fazer autorretratos: a selfie. Além disso, os dispositivos móveis também começaram a ser muito utilizados para atividades financeiras, como fazer transações bancárias ou abrir contas.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 43% de todas as 89,9 bilhões de transações financeiras feitas no Brasil em 2019 foram realizadas pelo celular. De lá para cá, com certeza esse número aumentou ainda mais, mostrando o quanto esses pequenos aparelhos fazem parte da nossa vida.

Mas qual é a relação entre a selfie e o uso do celular para atividades complexas que exigem muita segurança, como pagamentos e abertura de contas? A sua foto, tirada na hora com o seu smartphone, carrega suas características únicas e pode ser utilizada como uma forma de autenticação prática, segura e rápida, o que já é uma realidade para algumas empresas.

Biometria facial

biometria facialEntenda como funciona a biometria facial. (Fonte: unico)

É perceptível que os nossos rostos estão sendo utilizados para comprovar nossa autenticidade em alguns serviços. Esse é o caso dos smartphones que utilizam a imagem da câmera para liberar o acesso ao aparelho da mesma forma que é feito com uma senha, um padrão ou a biometria digital.

De modo semelhante, já é possível utilizar a biometria facial para abrir contas em bancos digitais e fintechs, fazer um cartão de crédito em uma grande rede varejista e até mesmo comprar um carro novo. Alguns escritórios e prédios corporativos também utilizam esse tipo de validação para permitir somente a entrada de pessoas autorizadas. Essa tecnologia já está bastante disseminada no nosso dia a dia, mas é importante saber que existem diferentes tipos de aplicabilidade com finalidades muito distintas.

Vantagens da biometria facial

autenticaçãoA praticidade é um dos principais benefícios que a autenticação por meio de selfie oferece. (Fonte: unico/Reprodução)

É fácil perceber que esse método de validação traz uma série de vantagens, da praticidade à segurança. Afinal, não é preciso carregar algo consigo (como um token) ou memorizar longos códigos para ter algum acesso liberado. Seu rosto sempre vai estar pronto para ser autenticado por meio da biometria facial, mesmo que você tenha feito um corte de cabelo diferente ou mudado outro aspecto do visual. Ele não pode ser perdido, compartilhado ou esquecido, já que é único de cada um.

Dessa forma, é muito difícil burlar esse tipo de validação, mesmo utilizando os métodos mais avançados. E aqui não estamos falando daquela biometria simples encontrada nos smartphones, mas sistemas realmente complexos capazes de identificar os principais tipos de fraudes.

O aspecto da segurança é extremamente importante quando estamos falando do uso mais sério do smartphone, como o processo de abrir uma conta em um banco. Se os sistemas atuais de biometria facial não fossem tão seguros, o índice de contas falsas e golpes financeiros poderia ser realmente preocupante.

Os diferentes tipos de identificação de imagens

Ao falar sobre sistemas que comparam a foto de um rosto com alguma outra coisa, muitos acabam imaginando aplicações voltadas para monitoramento e vigilância pública, quando a identificação por meio da foto é utilizada por órgãos de segurança para encontrar pessoas procuradas.

autenticação Há diferenças entre a foto para autenticação e para o monitoramento. (Fonte: unico)

A identificação pela biometria não busca semelhanças com um banco de dados, por exemplo. Pelo contrário, ela valida o indivíduo que está enviando a foto – ou seja, com seu consentimento – a partir de uma comparação da imagem do momento com a de um documento enviado e seus respectivos pontos faciais (como a distância entre olhos), o que não fere as cláusulas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

É por conta da sua praticidade e segurança que a biometria facial é bastante utilizada no mercado e tem se tornado referência quando a autenticação é parte importante do processo. Quem diria que chegaríamos ao ponto de poder utilizar uma selfie para validar uma transação ou criar uma conta em um banco?

IDTech brasileira inova com a autenticação de pessoas

segurança de identidadeA unico é uma IDTech 100% brasileira que desenvolve soluções de segurança de identidade. (Fonte: unico)

No contexto de biometria facial, existem empresas investindo na tecnologia. A unico é uma IDTech 100% brasileira que desenvolve soluções de proteção de identidade digital. O unico | check é a resposta da companhia para o mercado de organizações que precisam de uma solução completa de autenticação. O serviço vem sendo utilizado por bancos, fintechs e lojas de varejo, sempre atendendo a todas as questões legais. 

Somente nos cinco primeiros meses de 2021, por exemplo, a tecnologia da unico barrou mais de 900 mil ações fraudulentas contra consumidores em todo o Brasil. Neste período, as tentativas de fraudes nas fintechs tiveram destaque por conta do boom de bancos digitais durante a pandemia do coronavírus. De janeiro a maio, o unico | check evitou R$ 16 bilhões em prejuízos com autenticação por biometria facial. 

Esse sistema utiliza a tecnologia de biometria facial para autenticar a pessoa por trás de uma operação de forma passiva, a partir de uma selfie enviada pelo cliente. A solução tem como vantagens, em diversos contextos, diminuir a incidência de fraudes de identidade, reduzir os custos com ferramentas antifraude, aumentar a conversão de vendas, agilizar o processo de onboarding e ainda oferecer respostas instantâneas. Na outra ponta, para o cliente, basta uma selfie para utilizar a solução.

Vale ressaltar que a empresa já trabalha alinhada com a LGPD, o que significa que a unico não compartilha  dados pessoais com clientes, governos ou outras instituições. A IDTech também não realiza vigilância ou qualquer tipo de monitoramento que seja destinado à segurança pública.

Ficou interessado na solução da unico e quer saber mais? Então clique neste link e aproveite para conhecer o blog da empresa e ficar por dentro das novidades deste segmento de segurança de identificação digital

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.