Android permitirá que rivais do Google virem o buscador padrão
Ação é válida apenas na Europa e foi motivada por multa recorde estabelecida contra a empresa por práticas anticompetitivas de mercado

09/06/2021, às 13:30
O Google anunciou uma nova medida na configuração de novos dispositivos Android. A alteração, entretanto, é válida apenas para a Europa — região que aplicou uma multa recorde contra a empresa em 2018 por práticas consideradas anticompetitivas de mercado.
A alteração diz respeito à "Choice Screen", ou "Tela de Escolha", uma janela de personalização de quem ativa um smartphone pela primeira vez.
Nela, o usuário pode escolher qual será o mecanismo de busca padrão da caixa de texto exibida no dispositivo, selecionando entre Google e concorrentes como Bing, Yahoo e DuckDuckGo.
A tela de seleção com ofertas de buscadores: antes, só aparecia quem pagava.
A diferença, entretanto, é que até agora essas rivais só podiam aparecer na lista mediante o pagamento de uma taxa, que era definida em forma de leilão e com apenas os maiores lances resultando na inclusão dos nomes.
O valor foi eliminado de forma espontânea pela empresa e após várias conversas com órgãos reguladores, sendo que a gigante prometeu ainda aumentar a oferta de buscadores disponíveis. As medidas começam a valer a partir de setembro e, por enquanto, seguem restritas ao mercado europeu.
Recentemente, o Google foi novamente multado no continente, desta vez pela Autoridade de Concorrência da França por "abuso de liderança em práticas publicitárias".
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.