O que significa e como corrigir o erro 502 Bad Gateway

2 min de leitura
Imagem de: O que significa e como corrigir o erro 502 Bad Gateway
Imagem: Pexels/Reprodução

O erro 502 Bad Gateway, embora seja muito comum, por vezes não é compreendido pelos usuários. De modo geral, esse código indica um problema de acesso relacionado a uma falha no servidor, impedindo que o navegador carregue determinado site. Motivado por uma falha na comunicação entre dois ou mais servidores que retransmitem dados entre si para carregar a página, esse erro costuma estar ligado a uma possível sobrecarga causada pela quantidade excessiva de acessos.

Em outras palavras, isso significa que o erro não está necessariamente relacionado ao funcionamento do computador, o que é uma informação essencial, já que para encontrarmos uma solução, é preciso conhecer a origem do problema.

502 Bad Gateway: como resolver?

Agora que você já sabe no que esse erro consiste e quais são suas possíveis causas, confira a seguir seis formas de solucioná-lo:

1. Atualize a página

Como já explicado, esse código aparece quando há uma falha de comunicação entre servidores. Essa falha, contudo, pode ser temporária. Portanto, antes de adotar medidas mais complexas, tente atualizar a página. Apesar do insucesso da primeira requisição, a segunda ainda pode funcionar. Recomendamos que você realize tentativas por algum tempo, atualizando diretamente pelo navegador ou pressionando a tecla F5.

2. Verifique se há um problema no site

l (Fonte: Kris Gaiato/Reprodução)

Se atualizar a página não for o suficiente, é interessante verificar se o problema é geral. Para tanto, você pode recorrer a sites de monitoramento como IsItDownRightNow ou Downdetector, que reúnem reclamações sobre um mesmo site, programa ou aplicativo. Se outros usuários relatarem o erro, talvez a única saída seja esperar que a empresa responsável tome as medidas necessárias.

3. Limpe o cache ou troque de navegador

No entanto, se o código 502 Bad Gateway somente estiver aparecendo para você, limpar cookies e o cache do navegador pode ser uma alternativa interessante. Caso isso não funcione, tente acessar o site em outro navegador, como Edge ou Firefox.

4. Reinicie o roteador

a (Fonte: Pixabay/Reprodução)

Na hipótese de a página exibir o mesmo erro em diferentes navegadores com cookies e cache limpos, reinicie o roteador para eliminar possíveis problemas na rede que possam interferir no carregamento do site.

5. Troque o DNS

A penúltima solução da lista é a troca do DNS, serviço responsável por traduzir o endereço do site para o IP do servidor. Caso esse processo não ocorra corretamente, o usuário pode ser direcionado para um servidor incorreto que apresente o aviso 502 Bad Gateway.

Essa troca pode ser feita nas configurações do adaptador de rede, as duas opções mais conhecidas são a do Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) e o da Cloudflare (1.1.1.1 e 1.0.0.1). Recorra a essa alternativa se o problema ainda persistir.

6. Reinicie o computador

Por fim, se nenhuma dessas estratégias resolver a questão, talvez seja um sinal de que há uma falha de rede no próprio computador, que pode ser corrigida facilmente. Para tanto, basta reiniciar a máquina. Atente-se também se o seu Sistema Operacional está atualizado com a última versão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.