Dados de generais do Exército Brasileiro são expostos na internet

1 min de leitura
Imagem de: Dados de generais do Exército Brasileiro são expostos na internet
Imagem: Exérecito Brasileiro

Segundo a agência de pesquisas, análises e estudos Volt Data Lab, um documento de acesso restrito às Forças Armadas do Brasil, com dados pessoais sensíveis de todo o quadro de generais do Exército, ficou exposto durante dias em uma rede externa aberta, com livre acesso para quem desejasse acessá-los.

Conforme publicado no Núcleo, veículo jornalístico da agência, nesta sexta-feira (14), as informações foram disponibilizadas no serviço europeu Calameo, uma ferramenta da Web que permite criar de forma gratuita e rápida conteúdos para publicações e compartilhá-los em formato PDF.

O Núcleo afirma que, antes de divulgar a notícia, entrou em contato primeiramente com o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), e a retirada do link aberto para o livreto com as informações confidenciais foi feita logo em seguida. A informação sobre esses dados expostos foi repassada ao Volt Data Lab por uma fonte que não quis se identificar.

Conteúdo confidencial do Exército Brasileiro

Livreto com informações confidenciais de militares ficou exposto durante dias.Livreto com informações confidenciais de militares ficou exposto durante dias.Fonte:  Núcleo 

Embora a publicação não vá, naturalmente, reproduzir nenhum material sigiloso do comando de nossas forças de segurança, ela detalhou que entre os dados disponibilizados encontravam-se algumas informações particulares dos oficiais, como: telefone e e-mail, endereço físico, nome da esposa e nome de auxiliares.

Em resposta ao Núcleo, o CCOMSEx informou "que o referido material, na versão digital, é anterior à pandemia" e que "a Força possui normas e realiza orientações para segurança de tecnologia da informação e comunicação".

Apesar de o esclarecimento ter sido feito, nada foi dito a respeito sobre o fato de se tratar de informações privativas do Exército Brasileiro. Na capa do livreto baixado pela agência consta em vermelho que o seu acesso é restrito, além de uma nota interna conter a informação de que qualquer cópia impressa deve ser destruída e cópias digitais, excluídas permanentemente. A data do livreto baixado é de 03 de maio de 2021.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.