Samsung protege celulares contra falha em chips Qualcomm

1 min de leitura
Imagem de: Samsung protege celulares contra falha em chips Qualcomm
Imagem: Android Authority

No começo do mês, a Check Point Research revelou uma falha em chips da Qualcomm que pode afetar cerca de 40% dos celulares Android. A Samsung, uma das principais fabricantes do mercado mobile, confirmou que já está protegendo seus celulares contra a vulnerabilidade.

Em um comunicado, a empresa disse que está enviando um patch para proteger seus celulares contra a falha de segurança. A companhia revelou que diversos celulares estão seguros desde janeiro, e que também liberou novas ondas de atualizações neste mês.

A vulnerabilidade está relacionada aos modems da Qualcomm.A vulnerabilidade está relacionada aos modems da Qualcomm.Fonte:  Qualcomm 

Além disso, a Samsung disse que vai continuar expandindo a atualização de segurança para mais celulares durante os próximos meses. A dica da empresa é que os usuários fiquem atentos aos updates e evitem adiar a instalação de novas versões do sistema.

Entenda a falha

A falha encontrada pela Check Point Research está relacionada a um problema nos modems de conexão da Qualcomm. De acordo com a firma de segurança, a vulnerabilidade permite que agentes mal intencionados acessem informações como histórico de mensagens e ligações.

Mais do que ver ligações passadas, os hackers também poderiam utilizar a falha para ouvir e gravar chamadas em tempo real, de acordo com os especialistas. A vulnerabilidade está relacionada à tecnologia Mobile Station Modem (MSM), presente em chips que vão desde o 2G até o 5G.

Em um comunicado, a Qualcomm disse que liberou correções para prevenir o uso da vulnerabilidade em dezembro de 2020 e diversas parceiras já liberaram patches contra o problema. Com isso em mente, a dica é manter seu smartphone Android atualizado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.