10 gerenciadores de senhas gratuitos

4 min de leitura
Imagem de: 10 gerenciadores de senhas gratuitos
Imagem: Pixabay

A notícia de que o LastPass vai deixar de permitir uma conta gratuita ao mesmo tempo para PC e mobile pegou muitos usuários de surpresa e contribuiu para que a comunidade fosse atrás de um novo programa para guardar senhas. Além disso, muita gente nunca utilizou um gerenciador de senhas, mas pode ter começado a considerar recentemente — o navegador Google Chrome costuma ser uma alternativa básica, e o Dropbox está entrando no setor aos poucos.

Para ambos os casos, o TecMundo selecionou uma dezena de serviços sem custo que armazenam os códigos de registro e têm uma camada adicional de segurança no login de redes sociais, lojas online e outros cadastros.

1. Bitwarden

Considerado a melhor alternativa ao LastPass após a mudança, o Bitwarden tem uma versão paga, mas ao menos por enquanto a gratuita oferece um serviço quase impecável no gerenciamento de senhas.

O app nas versões desktop e celular.O app nas versões desktop e celular.Fonte:  Bitwarden 

Esse é um programa de código aberto que oferece sincronia com mais de um dispositivo e para até dois usuários, além de armazenar documentos importantes digitalizados, como cartões de identidade. É possível, ainda, usar um gerador de senhas para criar códigos únicos e protegidos.

2. KeePass XC

O KeePass XC é outro programa de código aberto capaz de gerar e armazenar códigos no computador, com integração com os principais navegadores do mercado e versões otimizadas para Windows, macOS e Linux.

O KeePass XC no computador.O KeePass XC no computador.Fonte:  KeePass XC 

Porém, ele tem alguns pontos negativos em relação aos concorrentes: a interface é um pouco mais complicada para usuários menos experientes, além de exigir o uso de nuvem terceirizada, como Google Drive, para sincronizar com outros dispositivos.

3. Zoho Vault

A versão gratuita do Zoho Vault é ideal para uso individual e oferece uma série de recursos que muitos programas completos não têm. Ele permite armazenamento ilimitado de senhas e notas, além de anexos.

Zoho Vault.Zoho Vault.Fonte:  Zoho Vault 

O app mantém monitoramento de acesso por senha e atividades para verificar se você foi vítima de alguma vulnerabilidade e permite consulta offline. Há até relatórios completos que avaliam as senhas em tópicos como segurança e repetição entre serviços.

4. Dashlane

O Dashlane é um gerenciador de senhas que mudou bastante ao longo do tempo, reconquistando muitos usuários que deixaram de usar o serviço há alguns anos. Fora gerenciar e criar senhas, ele permite o compartilhamento de até cinco contas com segurança, além de alertas de segurança personalizados sobre invasões e vazamentos. Assim como a maior parte dos programas do setor, também faz o preenchimento automático de formulários e pagamentos.

A organização do Dashlane é um dos diferenciais.A organização do Dashlane é um dos diferenciais.Fonte:  Dashlane 

Ele só tem uma limitação importante: o app permite apenas o armazenamento de 50 senhas por dispositivo. Caso você tenha login em muitos serviços, pode ser um impeditivo.

5. WWPass PassHub

O WWPass PassHub é um gerenciador de senhas que também gera códigos seguros, criptografa esses dados e permite sincronização ilimitada entre dispositivos. Ele utiliza um esquema com QR Code para abrir o cofre de códigos mais facilmente em qualquer lugar com o app instalado.

A interface do PassHub.A interface do PassHub.Fonte:  PassHub 

A versão gratuita permite o armazenamento de 200 senhas ou 100 MB de arquivos.

6. NordPass

O NordPass é um gerenciador de senhas mantido pela mesma empresa da tradicional NordVPN. Ele é mais uma opção que mantém um plano pago, mas cuja opção gratuita já pode servir para muitos usuários.

NordPassNordPass.Fonte:  NordPass 

Ele é fácil e intuitivo de usar, permitindo sincronia automática entre qualquer dispositivo, códigos ilimitados armazenados e espaço para anexo de documentos. Entretanto, o app carece de diferenciais e funções adicionais.

7. Myki Password Manager & Authenticator

Bastante elogiado, o gerenciador de senhas Myki funciona offline, usa recursos seguros para gerenciar a conta (como autenticação em dois fatores e biometria) e permite login entre dispositivos.

O Myki tem como diferencial a segurança para acionar as senhas guardadas.O Myki tem como diferencial a segurança para acionar as senhas guardadas.Fonte:  Myki 

Ele também conta com uma carteira digital para guardar cartões de crédito e facilitar pagamentos em lojas online.

8. LogMeOnce

O LogMeOnce oferece uma série de recursos úteis já no plano gratuito. Ele tem senhas e sincronização ilimitadas e permite 1 MB de armazenamento criptografado e suporte técnico por e-mail.

O gerenciador do LogMeOnce no PC.O gerenciador do LogMeOnce no PC.Fonte:  LogMeOnce 

O app ainda monitora fóruns e serviços em busca de eventuais vazamentos de senhas e criptografa as senhas que estão guardadas mesmo que elas se encontrem em serviços de armazenamento terceirizados, como o Google Drive. Um dos pontos negativos é que há anúncios na versão para smartphone.

9. True Key

O True Key é o gerenciador de senhas da tradicional desenvolvedora de apps de segurança McAfee. A versão gratuita só permite o armazenamento de 15 senhas, mas faz criptografia local de dados e sincronização entre dispositivos.

A interface principal do serviço.A interface principal do serviço.Fonte:  TrueKey 

Caso queira migrar para a versão paga, é um dos mais acessíveis: o plano anual sai por menos de R$ 30 e oferece recursos ilimitados.

10. Sticky Password

Esse gerenciador de senhas oferece os principais recursos de aplicativos do setor sem qualquer limitação. Tudo é protegido graças a uma criptografia padrão AES-256, e há sincronia de contas no mesmo Wi-Fi — um ótimo recurso para empresas e residências.

Sticky Password.Sticky Password.Fonte:  Sticky Password 

O Sticky Password conta ainda com uma versão portátil e executável via dispositivo USB para Windows.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.