Dados de 6,9 milhões de Bilhetes Únicos teriam vazado

1 min de leitura
Imagem de: Dados de 6,9 milhões de Bilhetes Únicos teriam vazado
Avatar do autor

Uma base de dados, com informações detalhadas de supostos 6,9 milhões Bilhetes Únicos, foi supostamente vazada na tarde desta sexta-feira (29). Os detalhes incluem e-mail registrado, endereço físico, senha, ID de usuário, pergunta secreta, data de criação, telefone registrado — eles estariam em um servidor da SPTrans, que foi acionada para uma possível correção de vulnerabilidade.

O Bilhete Único é um cartão disponibilizado na cidade de São Paulo (SP) para uso em transporte público. A utilização é pessoal e intransferível. Entre os dados presentes no leak, é possível confirmar que se tratam de informações “novas” com registros de 2019.

A base circula de maneira gratuita entre comerciantes de base de dados

A base de dados completa, diferente do modus operandi comum entre os leakers, não foi ofertada para venda. Ela é oferecida de maneira totalmente gratuita via link no AnonFiles. Dessa forma, esse vazamento se une ao megaleak de CPFs e outros dados que atingiram mais de 200 milhões de brasileiros recentemente.

Especificamente, o arquivo compartilhado oferece 6.964.102 linhas únicas de informação. As tables são as seguintes: “ACESSO_ID”, “USER_ID ZERO_CREDIT_USER_ID”, “USER_LV_ID”, “EMAIL EMAIL_SEC”, “SENHA STATUS_ID”, “DATA_CRIACAO”, “PERGUNTA_SECRETA”, “RESPOSTA”, “ACESSOS_INDEVIDOS”, “COMPRADOR_CREDITO_ID”, “TIPO_ACESSO”, “COD_ATIVA_EMAIL”, “COD_RESGATE_SENHA”, “DT_BLOQUEIO_RESGATE”, “DT_GERACAO_CODIGO”, “TELEFONE” e “ROWID”.

Posicionamento da SPTrans

Conforme nota da SPTrans: "a SPTrans adota os procedimentos para garantir a segurança da informação dos usuários e desconhece caso de vazamento de dados. Diante do relato, irá averiguar em caráter de urgência junto à empresa responsável".

LeakSuposto leak.

Arquivo completo ainda em análise

O TecMundo ainda está olhando o documento e, caso novos detalhes apareçam, esta notícia será atualizada.

Dados de 6,9 milhões de Bilhetes Únicos teriam vazado