Segurança

Bolsonaro diz que PF já identificou hacker que atacou STJ

Sem entrar em detalhes, presidente dá a entender, durante live, que já se sabe quem foi o responsável pela invasão

06/11/2020, às 11:38

Bolsonaro diz que PF já identificou hacker que atacou STJ

Fonte:  Reprodução 

Imagem de Bolsonaro diz que PF já identificou hacker que atacou STJ no tecmundo

Em transmissão ao vivo no Twitter na noite dessa quinta-feira (5), o presidente Jair Bolsonaro deu indícios de que a Polícia Federal já identificou o hacker responsável pelo ataque ao sistema do site do Superior Tribunal de Justiça (STJ), bloqueando a base de dados de processos em andamento e paralisando totalmente as atividades do órgão.

Falando sobre o ocorrido, o político destacou a ação imediata da PF e sugeriu que Rolando Alexandre, diretor-geral da entidade, concedeu informações a respeito do caso, sem, entretanto, divulgar detalhes. "Já descobriram quem é o hackeador. [...] Já descobriram? O cara hackeou e não conseguiu ficar aí duas horas escondido", disse Bolsonaro.

A extensão do problema é desconhecida, e tanto a PF quanto o setor de informática do STJ analisam como contornar a situação. Um inquérito foi instaurado, com a atuação de peritos de informática, e a suspeita é de que o invasor teve acesso ao backup da base de dados do tribunal, a bloqueou e implantou criptografia nos materiais, exigindo, depois, resgate para liberá-los.

Atividades do STJ foram paralisadas por ataque virtual.Atividades do STJ foram paralisadas por ataque virtual.

Outros sistemas oficiais também foram atingidos ainda ontem em Brasília, mas não se sabe se há relação com o a ação que afetou o STJ. Ministério da Saúde, da Secretaria de Economia do Distrito Federal e do governo do Distrito Federal estão entre eles.

Fontes