Login seguro da Apple tem 'problemas escondidos', diz desenvolvedor

2 min de leitura
Imagem de: Login seguro da Apple tem 'problemas escondidos', diz desenvolvedor
Imagem: Apple
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Apple lançou no ano passado um sistema de login próprio que se tornou obrigatório para apps do iOS que usam esse tipo de tecnologia, mas o serviço de listas compartilhadas AnyList não pretende adotar a ferramenta. Em uma publicação no blog da empresa, o aplicativo explica os motivos para não adotar o Sign in with Apple.

De acordo com o Anylist, a adoção de mais uma forma de login de terceiros pode acabar atrapalhando a vida dos usuários, tornando uma conveniência em dor de cabeça. Segundo a empresa, com tantas opções, as pessoas podem não lembrar qual serviço usaram para realizar o login na plataforma, o que pode dificultar a recuperação da conta.

Creative Cloud é um dos apps que utiliza o sistema da Apple, e mais outros três tipos de loginCreative Cloud é um dos apps que utiliza o sistema da Apple, e mais outros três tipos de loginFonte:  MacMagazine 

O AnyList também indica que o login da Apple conta com problemas únicos e que dificultam não apenas a vida do usuário, mas das empresas que implementam a tecnologia.

Email e gastos extras

O primeiro item listado pelo aplicativo é a ligação do Apple ID com o e-mail do iCloud. Segundo a companhia, muitos usuários não costumam utilizar o serviço da Apple como ferramenta de comunicação, o que atrapalha o envio de avisos. "Se tentarmos entrar em contato com um cliente usando o endereço de e-mail do iCloud, ele poderá nunca ver nossa mensagem", explica a firma.

O sistema da Apple gera e-mails aleatórios para manter privacidade do usuárioO sistema da Apple gera e-mails aleatórios para manter privacidade do usuárioFonte:  Apple 

O AnyList também aponta que o login da Apple possui uma opção que permite esconder o e-mail real do usuário, que é substituído por um novo ID gerado de maneira aleatória. Enquanto a função garante mais privacidade, a ferramenta atrapalha a equipe de suporte em casos de problema, além de dificultar o compartilhamento de informações entre usuários.

A empresa aponta, ainda, que o uso do ID seguro da Apple pode causar dificuldades de login em outras plataformas. Caso o usuário queira utilizar o aplicativo em sua versão web e a plataforma não tenha o login da Maçã, é necessário saber o e-mail seguro gerado pelo sistema da Apple para conseguir entrar na conta.

Para evitar esse tipo de problema, as empresas precisam investir recursos e implementar o sistema de login da Apple em todas as versões de seus aplicativos, explica o AnyLyst. "Se optarmos pela adoção do Sign in with Apple, teremos que gastar tempo para fazê-lo funcionar em todos os lugares, ao invés de investir em melhorias na plataforma", diz a empresa.

No final de sua postagem, o Anylist indica que a Apple tem liberdade de desabilitar a qualquer momento o login nos aplicativos. Graças a esse poder arbitrário, a empresa considera que investir na adoção do padrão da Maçã pode se tornar uma perda de tempo no futuro, já a empresa simplesmente pode remover o botão da plataforma.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.