Código-fonte do Xbox original e Windows NT 3.5 vazam na internet

1 min de leitura
Imagem de: Código-fonte do Xbox original e Windows NT 3.5 vazam na internet

O código-fonte completo do Xbox original vazou na internet. Além disso, a Microsoft também deixou escapar uma edição quase finalizada do Windows NT 3.5. A empresa confirmou os vazamentos ao The Verge e disse que está "investigando a situação".

De acordo com o site, as informações já estão rodando na web desde o mês passado. O vazamento mais polêmico é o primeiro Xbox, que inclui até o kernel do sistema operacional do dispositivo. A documentação que escapou também inclui manuais, kits para desenvolvedores e emulares utilizados pela Microsoft nos testes de hardware do console.

a  The Verge

Segundo o The Verge, o Xbox original traz um sistema operacional customizado que tem como base o Windows 2000, com otimizações para o DirectX 8. O produto chegou ao mercado no começo dos anos 2000 e foi um dos principais rivais do PlayStation 2, atualmente o console mais vendido da história.

O grande volume de informações vazadas pode ser útil para quem desenvolve emuladores para o primeiro Xbox. Segundo explica o Microsoft Power User, existem diversos softwares que tentam replicar o sistema do console, porém, mesmo após 20 anos de seu lançamento, as ferramentas ainda não entregam um resultado satisfatório.

a  YouTube/ZEH 

Vale lembrar que a Microsoft também possui seu próprio "emulador oficial" do Xbox original: o Xbox One. Graças ao programa de retrocompatibilidade da empresa, o videogame consegue rodar certos jogos das gerações anteriores de consoles da empresa. O Xbox Series X, próximo lançamento da marca, também contará com suporte para títulos de plataformas anteriores.

Windows NT 3.5 também vazou

Além do Xbox original, a Microsoft também deixou escapar recentemente o código-fonte do Windows NT 3.5. O vazamento também foi comprometedor e inclui todas as principais informações presentes em uma edição quase finalizada do sistema operacional, que foi lançado em 1994.

O software teve seu suporte encerrado oficialmente pela Microsoft em 2001 e o uso da plataforma atualmente é bem limitado. Com isso em mente, o vazamento não deve ser considerado um grande problema de segurança. Ainda assim, se você ainda utiliza o SO, é altamente recomendável atualizar para uma edição mais recente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.