Android agora faz backup automático da sua agenda salva no celular

1 min de leitura
Imagem de: Android agora faz backup automático da sua agenda salva no celular
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O Google adicionou uma opção no seu aplicativo de Contatos que permite fazer o backup automático na nuvem de todos os contatos salvos na agenda do armazenamento interno de celulares Android.

Novos contatos são sincronizados imediatamente para o serviço logo que são adicionado no celular, sem a necessidade de comandos manuais de exportar e importar os dados. Assim, em caso de perda ou troca do celular, todos os dados salvos na memória interna estarão salvos na nuvem.

Ano passado, o app ganhou a capacidade de mover um contato individual do armazenamento externo do celular para a nuvem, e vice-versa, de forma automática. No entanto, este novo recurso permite o aplicativo a sincronizar todos os números de telefones.

googleNovidade serve para evitar perda de contatos na troca de aparelhos (Reprodução/AndroidPolice)Fonte: androidpolice

Quando a opção está disponível, um pop-up perguntará se o usuário deseja sincronizar a agenda interna com a nuvem, da mesma forma que já acontece com os aplicativos do Drive e Fotos. A opção também pode ser realizada entrando no menu de configurações do app.

A novidade será oferecida a partir da última versão do Contatos (3.18.1.295716224), que pode ser atualizado pela Play Store.

Quando a sincronização automática não está disponível

Na maioria dos celulares, onde é permitido salvar o contato na memória interna, o aplicativo fará a sincronização na nuvem de forma automática. Mas nem todos dispositivos terão nova função disponível. Os Pixels, por exemplo, não permitem salvar contatos na memória interna, por exemplo, logo o app não teria de onde obter a sua fonte de dados.

No OnePlus 7T, no entanto, ainda com a mesma versão do app, a sincronização não funciona. Também não há previsão de quando o serviço poderá estar disponível em celulares com outros sistemas operacionais, como iPhones.

Contatos salvos no chip SIM e em dispositivos de nuvem, como Exchange, não serão sincronizados automaticamente. Nesses casos, a sincronização deve ser realizada manualmente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.