A empresa eslovaca de segurança digital, Eset, descobriu uma vulnerabilidade em um chip Wi-Fi, fabricado pela Broadcom (adquirida pela Cypress Semiconductor em 2016), que equipa vários modelos de smartphones, além de tablets, leitores de e-books e roteadores sem fio. Nesse momento, é estimado que a falha de segurança atinja mais de um bilhão de dispositivos em todo o mundo.
A vulnerabilidade foi apelidada de “KrØØk” e, segundo a Eset, ela afeta os protocolos WPA2-Personal e WPA2-Enterprise. Por meio do bug, hackers podem descriptografar dados criptografados nos aparelhos atingidos, mesmo que esses dados tenham sido criptografados em outros dispositivos.
Nossos vídeos em destaque
Um bilhão de aparelhos vulneráveis
Até agora, a Eset confirmou que o chip defeituoso faz parte do hardware de 16 dispositivos, incluindo smartphones, e-readers e smart speakers. Além disso, alguns roteadores sem fio da Asus e Huawei também são afetados.
As fabricantes desses dispositivos devem liberar atualizações que corrigem a brecha de segurança. Se você possui algum desses aparelhos, vale a pena ficar de olho em qualquer futuro update:
- Amazon Echo 2ª geração
- Amazon Kindle 8ª geração
- Apple iPad mini 2
- Apple iPhone 6
- Apple iPhone 6S
- Apple iPhone 8
- Apple iPhone XR
- Apple MacBook
- Apple iPad Air
- Google Nexus 5
- Google Nexus 6
- Google Nexus 6P
- Raspberry Pi 3
- Samsung Galaxy S4
- Samsung Galaxy S8
- Xiaomi Redmi 3S
A Eset disse que é possível que a falha se estenda a outros aparelhos, o que impactaria ainda mais usuários, mas precisa fazer uma checagem mais detalhada.
Os donos de roteadores da Asus e Huawei também foram recomendados a instalar os futuros firmwares que forem disponibilizados para seus equipamentos.
)
)
)
)
)
)
)