Avast está vendendo dados sensíveis de usuários, aponta investigação

2 min de leitura
Imagem de: Avast está vendendo dados sensíveis de usuários, aponta investigação

O Avast é um dos softwares antivírus mais populares atualmente. Se você é um deles e preza pela sua privacidade e segurança dos seus dados, é melhor procurar uma alternativa. Uma investigação revelou que várias informações — incluindo cliques e hábitos online — estão sendo vendidos para terceiros.

Atualmente, o Avast conta com 435 milhões de usuários ativos por mês — seja no mobile ou no desktop. 100 milhões de dispositivos destes usuários estão com privacidade violada por uma subsidiária da companhia, a Jumpshot, que têm vendido dados dos usuários, incluindo seu comportamento na internet.

De acordo com documentos acessados pelo site Motherboard e PCMag, informações como pesquisas no Google, procuras no Google Maps, coordenadas de GPS e até perfis visitados no LinkedIn estavam sendo monetizadas pela subsidiária do Avast. Os hábitos online dos usuários serviriam para otimizar a apresentação de propagandas e conhecer os interesses dos usuários do antivírus.

"Deseja permitir o compartilhamento de dados com parceiros para análise de tendências, negócios ou marketing?" diz uma das opções do app. (Fonte: GizChina/Reprodução)

Para alívio dos usuários do software, nenhuma das informações vendidas foram identificadas; mas a riqueza de detalhes dos dados vendidos pode facilmente relacionar os hábitos à um usuário específico.

Dados como negócio

De acordo com documentos internos, a Jumpshot oferece uma variedade de produtos compostos por diferentes tipos de informações. Um deles, por exemplo, fora nas palavras chave procuradas na internet e quais resultados da pesquisa receberam os cliques.

As investigações também revelaram que alguns clientes recebem informações mais detalhadas sobre a origem dos cliques. A Omnicom Media Group, por exemplo, possui acesso irrestrito à todos os cliques coletados pelo software da Avast e podem visualizar também a identificação do dispositivo utilizado pelo usuário.

A Avast foi contactada pela PCMag assim que a investigação foi encerrada, mas se negou a responder qualquer pergunta, o mesmo aconteceu com a Ominicom Media Group.

"Se importaria em compartilhar alguns dados conosco?". (Fonte: PCMag/Reprodução)

Posteriormente, a Avast declarou que descontiuou qualquer coleta de dados desnecessária para a proteção da integridade do computador, incluindo o compartilhamento de informações com a Jumpshot.

Não é a primeira vez que a Avast é flagrada se aproveitando dos dados dos usuários. Em maio de 2019, a extensão da Avast para navegador foi vista coletando mais dados do que o necessário e até teve sua disponibilidade interrompida nas lojas de aplicativos. A recomendação, portanto, é optar por outro software antivírus até que a Avast se torne mais transparente quanto ao uso dos seus dados.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.