Brecha no Instagram permite que qualquer um veja posts privados

1 min de leitura
Imagem de: Brecha no Instagram permite que qualquer um veja posts privados

De acordo com uma investigação do BuzzFeed Tech com o News Working Group, postagens privadas no Instagram podem ser acessadas por qualquer pessoa por meio de um truque. Conteúdos compartilhados em sigilo podem ser vistos, baixados e distribuídos publicamente.

Fazer isso é simples e exige apenas algumas noções de HTML e um navegador. Basta que a pessoa inspecione as imagens e os vídeos que estão sendo carregados na página. Em seguida, é só copiar a URL desses conteúdos e compartilhar com terceiros.

Isso abre brecha para o acesso de conteúdos em formatos como JPEG e MP4; e o mais assustador é que o truque funciona até mesmo após as informações serem apagadas. Ainda, no caso de algum dado desse tipo ser vazado e compartilhado, pode ser que você nem descubra quem foi o responsável pelo ato. Esse é um quadro preocupante para a segurança dos posts privados do Instagram, que podem ser facilmente invadidos.

Instagram (Fonte: Pixabay/Reprodução)
(Fonte: Pixabay)

Testes que expõem problemas

Em 2015, a Quartz constatou que, mesmo quando um perfil público mudava para privado no Instagram, suas fotos permaneciam visíveis para todos. A empresa comunicou na época que havia alterado as configurações e resolvido o problema. No caso dessa nova descoberta, o BuzzFeed Tech e o News Working Group conseguiram executar o truque com sucesso em uma série de testes.

O recurso também funciona para invadir informações do Facebook e pode abalar a confiança dos usuários de ambas as redes sociais. Por enquanto, não houve manifestação oficial por parte dos responsáveis pelas plataformas. O mais preocupante é que esse método garante mais informações do que um simples print, uma vez que traz detalhes como data, dimensões e configurações em geral.

******

www.pingue.com.br

Vazamentos de dados? Hackers? Ou você procura vagas de emprego e cursos? O Pingue é o novo canal de cibersegurança na internet: conheça mais detalhes acessando www.pingue.com.br e deixe seu email para receber as novidades em primeira mão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.