Imagem de: Microsoft anuncia função de segurança reforçada para o OneDrive
Fonte: Shutterstock

Microsoft anuncia função de segurança reforçada para o OneDrive

1 min de leitura
Avatar do autor

A Microsoft anunciou, nesta terça-feira (25), uma nova função para o OneDrive que permitirá aos usuários armazenar arquivos com uma camada a mais de segurança. Trata-se do OneDrive Personal Vault, pasta cujo acesso só será possível depois da confirmação de identidade do usuário, com autenticação de dois fatores, impressão digital, código PIN ou leitura facial.

O Personal Vault será ideal para quem quer guardar arquivos na nuvem, mas tem receio de que eles possam ser acessados por outra pessoa. Além dos métodos já citados, outra forma de desbloquear a pasta será por meio do aplicativo de autenticação da Microsoft. A promessa, em todo caso, é de que apenas o dono da conta possa ver os arquivos guardados.

(Fonte: Microsoft/Divulgação)

Uma vantagem destacada pela Microsoft é o envio direto dos arquivos para o Personal Vault, sem precisar passar por outras seções do celular. Ou seja, com o aplicativo do OneDrive, o usuário poderá tirar fotos e gravar vídeos, enviando-os diretamente para a pasta bloqueada. Isso pode evitar que uma foto passe pelo rolo da câmera do celular, por exemplo.

Computadores com Windows 10 também terão compatibilidade com o Personal Vault, e a Microsoft garante que os arquivos protegidos estarão em sincronia com uma área encriptada do disco rígido do computador. Outro ponto positivo é o bloqueio automático por inatividade, que ocorre quando o usuário passa muito tempo com o Personal Vault ligado sem o utilizar. Após o bloqueio, uma nova autenticação é exigida, algo útil caso o usuário se esqueça de fechar a pasta.

Austrália, Canadá e Nova Zelândia serão os primeiros países a poderem testar a nova função, mas a expectativa é de que ela esteja disponível para o mundo todo até o final do ano.

O Personal Vault não foi a única novidade apresentada. A Microsoft também decidiu incrementar o espaço do plano de armazenamento do OneDrive, que passará de 50 GB para 100 GB, sem qualquer aumento de preço.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Microsoft anuncia função de segurança reforçada para o OneDrive