Google anuncia novas ferramentas de privacidade para usuários brasileiros

1 min de leitura
Imagem de: Google anuncia novas ferramentas de privacidade para usuários brasileiros

Nesta quinta-feira (06) ocorreu a Google for Brasil no Memorial da América Latina, em São Paulo. No evento, a Google anunciou novas ferramentas com as quais os usuários brasileiros já podem gerenciar e cuidar da segurança e privacidade de seus dados inseridos na plataforma da empresa.

A Google já oferecia alguns desses recursos, porém não era tão fácil encontrar as configurações relacionadas. Agora, elas ficaram mais acessíveis e automatizadas.

Segurança com verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas é considerada um dos padrões mais seguros para a autenticação de serviços online e agora foi incorporada ao Android, habilitando mais de 1 bilhão de aparelhos compatíveis.

Para evitar que os usuários precisem carregar chaves de segurança adicionais, a chave principal poderá ser ativada no próprio celular. Para isso, basta que o dispositivo esteja usando o Android (a partir da versão 7) e um computador com Bluetooth rodando o macOS, Chrome OS ou Windows 10, além do navegador Chrome.

Segurança e privacidade em poucos cliques

Google Chrome já oferece privacidade superior com o recurso da aba de navegação anônima há mais de 10 anos, e essa navegação anônima será disponibilizada também no Google Maps. Enquanto o recurso estiver ativo no app, a conta Google não salvará dados relacionados aos lugares pesquisados ou às rotas traçadas.

Outra facilidade implementada diz respeito aos dados gerais da conta Google, do Maps e do Assistente. O recurso, que foi lançado em 2018 e está disponível em português, permite acessar a página "Seus dados" a partir da busca, dando acesso fácil às configurações de privacidade, fornecendo informações de como seus dados são utilizados e trazendo opções de revisar e deletar histórico. Em breve, a função estará presente também no YouTube.

Além disso, usuários de todo o mundo já podem escolher um limite de tempo entre 3 e 18 meses para que os dados do histórico de locais, atividades na web e em apps fiquem armazenados nos servidores da Google. Os dados antigos que excederem o período escolhido pelo usuário serão apagados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.