Aproveitadores exploram morte de Steve Jobs na rede

1 min de leitura
Imagem de: Aproveitadores exploram morte de Steve Jobs na rede

Enquanto o mundo todo lamenta a morte do ícone Steve Jobs, empresas de segurança alertam para os riscos da exploração desSe evento por parte de scammers. Vários anúncios falsos já começaram a aparecer nas rede sociais, principalmente no Facebook.

Uma das explorações mais notáveis trata-se de um link que promete dar ao usuário um produto da Apple em “homenagem” à morte do fundador da empresa. Ao clicar no link, as pessoas são convidadas a responder uma pesquisa online que nada tem a ver com o suposto prêmio.

Embora não sejam maléficas para a máquina do usuário, pesquisas assim tendem a fazer com que as pessoas forneçam dados pessoais que, posteriormente, podem ser utilizados para spam. Segundo a empresa Sophos, mais de 15 mil pessoas já acessaram a falsa mensagem que promete prêmios em homenagem a Jobs.

Essa prática não é incomum e ocorre com frequência quando é dada a notícia do falecimento de alguma pessoa famosa, por isso os leitores devem tomar cuidado com as propagandas que são atraentes demais na rede.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.