Falha de segurança do Facebook também afetou milhões de perfis do Instagram

1 min de leitura
Imagem de: Falha de segurança do Facebook também afetou milhões de perfis do Instagram

No mês passado, o Facebook confirmou a existência de uma falha de segurança grave em seu sistema. Segundo a empresa, senhas de diversos usuários estavam armazenadas sem nenhum tipo de proteção devido a um erro nos servidores da companhia.

Na época, a empresa tentou tranquilizar quem utiliza o Instagram, afirmando que apenas dezenas de milhares de senhas da rede social haviam vazado. Mas nesta quinta (18), a companhia voltou atrás e admitiu que, na realidade, milhões de perfis do Instagram foram afetados pela falha.

Centenas de milhões de senhas foram armazenadas de forma insegura desde pelo menos 2012

“Descobrimos logs adicionais de senhas do Instagram sendo armazenadas em um formato legível”, disse o Facebook em uma atualização do texto publicado originalmente em março. Além de confirmar a estimativa atual de que milhões de contas no Instagram tenham sido afetadas, a empresa disse que vai notificar todos os usuários que foram vítimas da falha.

Como afirmou durante o primeiro anúncio do vazamento, o Facebook guardou “centenas de milhões” de senhas de forma insegura desde pelo menos 2012. A empresa diz que essas informações estavam acessíveis para “apenas” cerca de 2 mil funcionários e desenvolvedores e nunca deixou os servidores da companhia.

Ainda na manhã de hoje, o Facebook estava lidando com outra falha de segurança grave na plataforma. Um pesquisador da área descobriu que a empresa estava pedindo para que usuários digitassem as senhas dos seus e-mails pessoais como forma de verificar a identidade. A prática foi condenada por profissionais da área.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.