Imagem de: Não houve vazamento de dados no SUS, confirma Ministério da Saúde

Não houve vazamento de dados no SUS, confirma Ministério da Saúde

1 min de leitura
Avatar do autor

Um suposto vazamento de dados do Sistema Único de Saúde (SUS) teria acontecido nos últimos dias, de acordo com a UOL. No total, a matéria indica que cerca de 2,4 milhões de dados foram vazados. Contudo, o Ministério da Saúde afirmou hoje (11) em nota de que não houve qualquer tipo de vazamento de dados nos últimos dias.

Não há indícios de que as informações disponibilizadas são de origem da base de dados de usuários do Cartão Nacional de Saúde

“Cabe ressaltar que, após análise preliminar realizada pelo Ministério da Saúde, não há indícios de que as informações disponibilizadas são de origem da base de dados de usuários do Cartão Nacional de Saúde – CNS, pois foram realizadas consultas e não encontramos estes registros em nossa base nacional”, diz o Ministério da Saúde em nota, reafirmando que “tem implementado processos cada vez mais rígidos para a identificação dos profissionais que acessam diariamente os sistemas de informação, objetivando coibir ações fraudulentas, tais como vazamento indevido de informações e credencias de acesso”.

Vale notar que o SUS já passou por alguns problemas. Mesmo assim, sempre quando contatados sobre vulnerabilidades e falhas existentes, respondeu de maneira rápida. Em outubro de 2018, o TecMundo noticiou uma falha que permitia a alterar dados de cidadãos para ‘óbito’ no sistema do SUS. Além disso, a reportagem “Brasil Exposed” mostrou como é fácil conseguir dados como estes na internet.

Por outro lado...

Por outro lado, o pessoal do Tecnoblog banca que o vazamento é real e proveniente do SUS. Você pode encontrar mais detalhes aqui

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Não houve vazamento de dados no SUS, confirma Ministério da Saúde