Google vacila e promove por engano golpe de anúncio de bitcoin no YouTube

1 min de leitura
Imagem de: Google vacila e promove por engano golpe de anúncio de bitcoin no YouTube

Um anúncio de carteira de bitcoins no YouTube pode ser algo normal, mas um descuido da Google fez com que uma tentativa de golpe fosse distribuída desta maneira. O vídeo era exibido dentro da plataforma da Google como se fosse uma propaganda da carteira digital Electrum.org, porém, ao clicar sobre o anúncio, em vez de ir até o site, um arquivo executável era baixado no computador.

E os mais desavisados poderiam facilmente cair no golpe mesmo após conferir a URL, visto que a raiz de onde vinha o arquivo mal-intencionado é elecktrum.org, ou seja, muito parecida com a carteira de criptomoedas de fato.

GolpeGoogle vacilou e promoveu golpe de bitcoin no YouTube. (Fonte: Reddit/Reprodução)

Anúncio removido

Quem descobriu o erro foi um usuário do Reddit, que relatou a sua experiência na rede social e reclamou por não ter um meio direto e apropriado para notificar a Google sobre um anúncio que promove um golpe. Quando consultada pelo The Next Web, a companhia se limitou a informar que as suas equipes “já tomaram as devidas ações contra o anúncio reportado.”

Um golpe desses tem um alto potencial de dano, afinal ninguém espera que a Google tenha “cochilado” a ponto de deixar uma ação dessas passar pelos seus filtros. Contudo, pelo visto, ficar atento e conferir bem URLs e tudo mais ainda é a melhor ferramenta para evitar ter grandes problemas na web.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.