Um anúncio de carteira de bitcoins no YouTube pode ser algo normal, mas um descuido da Google fez com que uma tentativa de golpe fosse distribuída desta maneira. O vídeo era exibido dentro da plataforma da Google como se fosse uma propaganda da carteira digital Electrum.org, porém, ao clicar sobre o anúncio, em vez de ir até o site, um arquivo executável era baixado no computador.

E os mais desavisados poderiam facilmente cair no golpe mesmo após conferir a URL, visto que a raiz de onde vinha o arquivo mal-intencionado é elecktrum.org, ou seja, muito parecida com a carteira de criptomoedas de fato.

GolpeGoogle vacilou e promoveu golpe de bitcoin no YouTube. (Fonte: Reddit/Reprodução)

Anúncio removido

Quem descobriu o erro foi um usuário do Reddit, que relatou a sua experiência na rede social e reclamou por não ter um meio direto e apropriado para notificar a Google sobre um anúncio que promove um golpe. Quando consultada pelo The Next Web, a companhia se limitou a informar que as suas equipes “já tomaram as devidas ações contra o anúncio reportado.”

Um golpe desses tem um alto potencial de dano, afinal ninguém espera que a Google tenha “cochilado” a ponto de deixar uma ação dessas passar pelos seus filtros. Contudo, pelo visto, ficar atento e conferir bem URLs e tudo mais ainda é a melhor ferramenta para evitar ter grandes problemas na web.

Cupons de desconto TecMundo: