60% das pessoas não usa antivírus no celular

1 min de leitura
Imagem de: 60% das pessoas não usa antivírus no celular

Uma pesquisa da ESET buscou entender mais sobre os hábitos de usuários de smartphone. Alguns dados são interessantes: 15% das pessoas se sentiriam incompletas se saíssem de casa sem um celular e 30% das pessoas têm medo do celular sofrer algum ataque hacker.

Apesar de 30% das pessoas terem esse medo, cerca de 60% dos donos de smartphone não possui uma solução de segurança instalada no dispositivo. “Em uma época em que os dispositivos móveis são mais usados do que os computadores para acessar a Internet, ainda existe uma falsa crença de que não é necessário usar um antivírus no smartphone ou tablet”, diz a ESET.

60% dos usuários não verificam as permissões que um novo aplicativo solicita

60% dos participantes ainda utilizavam as redes WiFi públicas ocasionalmente ou sempre que podiam, embora evitassem se conectar ao serviço bancário online ou fazer compras com esse tipo de conexão.

“Procedimentos como o JailBreak e Root, que permitem que aparelhos com o sistema iOS e Android executem aplicativos não-autorizados pelos fabricantes, podem colocar uma pessoa em sério risco. A pesquisa mostrou que os usuários entendem esse perigo, mas, mesmo assim, 47% dos entrevistados utilizam o artifício, sendo que 72% acreditam que seu dispositivo móvel fica mais vulnerável após realizá-lo”, conta a ESET.

Outro dado também compreende 60% dos usuários: as pessoas não verificam as permissões que um novo aplicativo solicita. “Isso pode ter consequências, já que os cibercriminosos estão focados em campanhas maliciosas que se disfarçam de aplicativos bancários falsos ou fingem ser apps legítimos de videogame”, diz a empresa.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.