NSA torna pública ferramenta de engenharia reversa GHIDRA 9.0

1 min de leitura
Imagem de: NSA torna pública ferramenta de engenharia reversa GHIDRA 9.0
Avatar do autor

A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) liberou gratuitamente na última quarta-feira (06) a ferramenta de engenharia reversa GHIDRA. Anteriormente, a agência estadunidense utilizava a GHIDRA para caçar bugs e vulnerabilidades de segurança em softwares e aplicativos.

Agora, qualquer pessoa pode acessar a GHIDRA 9.0 no site oficial ou no GitHub. Baseada em Java, a ferramenta oferece uma interface de usuário gráfica (GUI) e roda nas principais plataformas de PC, como Windows, Linux e macOS.

A GHIDRA foi revelada ao público pelo WikiLeaks durante os vazamentos da CIA, conhecidos como Vault 7

“Em apoio à missão de segurança cibernética da NSA, o Ghidra foi construído para resolver problemas de dimensionamento e formação de equipes em esforços complexos de SRE e para fornecer uma plataforma de pesquisa SRE personalizável e extensível”, escreve a agência na página de download do GHIDRA. “A NSA aplicou os recursos do Ghidra SRE a uma variedade de problemas que envolvem a análise de códigos maliciosos e a geração de insights profundos para analistas de SRE que buscam um melhor entendimento de possíveis vulnerabilidades em redes e sistemas”.

A GHIDRA foi revelada ao público pelo WikiLeaks durante os vazamentos da CIA, conhecidos como Vault 7. Caso você não saiba, a engenharia reversa ajuda na identificação de certas partes de um programa para saber como eles funcionam, lendo informações como instruções do processador, comprimentos de instrução etc.

Categorias

Comentários

Conteúdo disponível somente online
NSA torna pública ferramenta de engenharia reversa GHIDRA 9.0