Jogo Fortnite está sendo usado em operações de lavagem de dinheiro

2 min de leitura
Imagem de: Jogo Fortnite está sendo usado em operações de lavagem de dinheiro

Gostem ou não, o jogo Fortnite se tornou um dos maiores fenômenos do mundo dos video games nos últimos tempos e tem cada vez mais jogadores espalhados pelo mundo todo. Trata-se de um game do qual jogadores participam online e entram em uma arena de batalha onde o último a se manter vivo – ou a equipe que sobreviver – ganha.

Com tanta gente envolvida, não demorou para que a moeda interna do jogo, chamada V-bucks, começasse a ser usada em operações ilegais, como lavagem de dinheiro. Quem descobriu o caso foi a publicação The Independent, que investigou as transações com o apoio de pesquisas realizadas pela empresa de cybersegurança Sixgill. Segundo eles, V-bucks estão sendo vendidos em enormes quantidades no mercado negro da dark web para lavar dinheiro obtido ilegalmente.

De olho na dark web

O grosso da operação está acontecendo na dark web – também conhecida como deep web, uma parte da internet onde tudo é anônimo e só pode ser acessada com programas especiais, e também onde uma série de negócios ilegais e criminosos podem ser realizados. Porém, algumas transações ilegais de V-bucks com o intuito de lavar dinheiro também acontecem na internet comum, com anúncios postados em redes sociais, como o Twitter e o Instagram.

A Epic Games não parece reprimir de forma séria as atividades criminosas que giram em torno de Fortnite, como a lavagem de dinheiro

Os V-bucks que são vendidos nesse mercado negro são obtidos na plataforma do Fortnite usando cartões de crédito roubados ou vítimas de golpes online. Com isso, a moeda é revendida ilegalmente por um valor mais baixo para justificar valores mais altos obtidos de maneira criminosa. Assim, esse dinheiro se torna “limpo” quando jogadores compram V-bucks desses revendedores.

“Os criminosos estão executando fraudes com cartões de crédito e obtendo dinheiro dentro e fora do sistema Fortnite com relativa impunidade”, disse Benjamin Preminger, analista sênior de inteligência da Sixgill, ao The Independent. Preminger ainda disse que os criminosos têm aproveitado ao máximo as fracas medidas de segurança empregadas pela Epic Games, desenvolvedora da Fortnite, porque “a empresa não parece se importar com jogadores fraudando o sistema e comprando V-bucks com desconto”.

Resultado de imagem para fortnite money laundering

“A Epic Games não parece reprimir de forma séria as atividades criminosas que giram em torno de Fortnite, como a lavagem de dinheiro”, disse Preminger. A produtora ainda não se pronunciou sobre o caso, mas a investigação deve forçar a empresa a adotar medidas mais severas e seguras para evitar as fraudes usando seu sistema de moedas.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.