Vagas de emprego em lojas Havan são mais um golpe de WhatsApp

1 min de leitura
Imagem de: Vagas de emprego em lojas Havan são mais um golpe de WhatsApp

A Havan é uma empresa do setor varejista que vem ganhando espaço na mídia por meio de declarações e ações polêmicas de seu presidente, Luciano Hang, que envolve, por exemplo, o assédio moral julgado pelo MP contra funcionários durante as eleições 2018. Não é por menos: se você aparece muito, você também se torna um alvo.

O golpe oferece 109 vagas de emprego na Havan com salários de R$ 1.799

Agora, cibercriminosos estão divulgando um golpe de phishing no WhatsApp para roubar informações pessoais de potenciais interessados em vagas de empresa na Havan. Phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação. A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do banco/ecommerce para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias.

No caso, em vez prêmios, dinheiro ou desconto, o golpe oferece 109 vagas de emprego na Havan com salários de R$ 1.799 e benefícios como vale-transporte, vale-refeição e convênio. Outro ponto usado na propaganda falsa para fisgar vítimas é a frase: “Não precisa ter experiência!”.

O golpe foi encontrado pelo laboratório de cibersegurança dfndr lab, da PSafe. Quando tivermos mais detalhes, atualizaremos esta notícia. Abaixo, você vê uma imagem do golpe:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.