menu
Logo TecMundo
Segurança

Instalar Fortnite no Android pode abrir brecha para vírus; proteja-se

Você pode instalar Fortnite no Android, mas precisa tomar alguns passos de segurança

Avatar do(a) autor(a): Felipe Payão

schedule12/11/2018, às 10:53

Quando a Epic, desenvolvedora de Fortnite, resolveu distribuir o aplicativo de seu jogo fora da Google Play Store, ela tomou um caminho perigoso: permitir que seus usuários Android instalem apps de fontes desconhecidas pode acabar tirando uma das barreiras de proteções do aparelho.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Você pode instalar Fortnite no Android, mas precisa tomar alguns passos de segurança

Essa saída da Epic é comum em jogos para computadores, visto que muitas distribuidoras oferecem seus games por meio de instaladores em sites oficiais. A dificuldade disso no mundo dos smartphones é outra: você precisa forçar que o usuário permita a instalação de apps “desconhecidos” e, assim, abre uma porta para que ele instale malwares.

O pessoal da Kaspersky preparou uma publicação sobre o caso, e você poderá entender melhor aqui embaixo:

Fortnite apenas no site oficial

Se você vai baixar o Fortnite no seu Android, faça download apenas no site oficial da Epic: não aceite qualquer “launcher” de Fortnite ou outros instaladores pela internet.

Depois de baixar o jogo, você deve habilitar a caixa de seleção “Permitir a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas” nas configurações do seu smartphone. Para fazer isso, vá em Configurações -> Segurança -> Fontes desconhecidas.

instalarFortnite

Proteja-se

Como a Kaspersky nota, é imperativo que você “não esqueça de bloquear novamente as instalações de fontes desconhecidas” — uma vez que já tenha instalado o Fortnite no seu smartphone ou tablet Android, não esqueça de desmarcar a opção “Fontes desconhecidas” nas configurações do aparelho.

“Permitir a instalação automática de fontes desconhecidas torna seu smartphone menos seguro, pois objetos não identificados podem ser baixados de qualquer lugar. Essa configuração é explorada por muitos cibercriminosos que procuram lucrar com a popularidade do Fortnite e outros jogos multiplayer, que envolvem consideráveis rios de dinheiro”, diz a empresa.

Assim que você baixar o instalador oficial do Fortnite, também tenha certeza que o programa está na versão “Fortnite Launcher 2.1.0”. Isso porque versões anteriores eram suscetíveis a ataques man-in-the-disk, permitindo que atacantes incluíssem malwares no instaladores e alterassem o app que você instala.

Mude a senha da sua conta e habilite a autenticação de dois fatores

Um suposto vazamento de dados em março de 2018 colocou os logins e senhas das contas Epic Games nas mãos de cibercriminosos, comenta a Kaspersky. Os fóruns estão cheios de tópicos sobre como as contas do Fortnite foram roubadas e como os golpistas as utilizaram para comprar códigos no jogo e depois revendê-los a qualquer preço. “Se você criou uma conta Epic Games antes de março de 2018 e não trocou sua senha, faça isso agora. Aqui está o link que precisa”, disse a empresa.

Mesmo que a sua senha tenha vazado, os cibercriminosos não poderão acessar sua conta sem um segundo fator, na forma de um código pequeno e único. Para a autenticação de dois fatores (2FA), a Epic Games recomenda o Google Authenticator. Como alternativa, pode experimentar o Microsoft Authenticator, LastPass Authenticator ou Authy.

Vale notar que é interessante que você coloque autenticação de dois fatores em todos os serviços online que utiliza.