Instalar Fortnite no Android pode abrir brecha para vírus; proteja-se

2 min de leitura
Imagem de: Instalar Fortnite no Android pode abrir brecha para vírus; proteja-se

Quando a Epic, desenvolvedora de Fortnite, resolveu distribuir o aplicativo de seu jogo fora da Google Play Store, ela tomou um caminho perigoso: permitir que seus usuários Android instalem apps de fontes desconhecidas pode acabar tirando uma das barreiras de proteções do aparelho.

Você pode instalar Fortnite no Android, mas precisa tomar alguns passos de segurança

Essa saída da Epic é comum em jogos para computadores, visto que muitas distribuidoras oferecem seus games por meio de instaladores em sites oficiais. A dificuldade disso no mundo dos smartphones é outra: você precisa forçar que o usuário permita a instalação de apps “desconhecidos” e, assim, abre uma porta para que ele instale malwares.

O pessoal da Kaspersky preparou uma publicação sobre o caso, e você poderá entender melhor aqui embaixo:

Fortnite apenas no site oficial

Se você vai baixar o Fortnite no seu Android, faça download apenas no site oficial da Epic: não aceite qualquer “launcher” de Fortnite ou outros instaladores pela internet.

Depois de baixar o jogo, você deve habilitar a caixa de seleção “Permitir a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas” nas configurações do seu smartphone. Para fazer isso, vá em Configurações -> Segurança -> Fontes desconhecidas.

instalarFortnite

Proteja-se

Como a Kaspersky nota, é imperativo que você “não esqueça de bloquear novamente as instalações de fontes desconhecidas” — uma vez que já tenha instalado o Fortnite no seu smartphone ou tablet Android, não esqueça de desmarcar a opção “Fontes desconhecidas” nas configurações do aparelho.

“Permitir a instalação automática de fontes desconhecidas torna seu smartphone menos seguro, pois objetos não identificados podem ser baixados de qualquer lugar. Essa configuração é explorada por muitos cibercriminosos que procuram lucrar com a popularidade do Fortnite e outros jogos multiplayer, que envolvem consideráveis rios de dinheiro”, diz a empresa.

Assim que você baixar o instalador oficial do Fortnite, também tenha certeza que o programa está na versão “Fortnite Launcher 2.1.0”. Isso porque versões anteriores eram suscetíveis a ataques man-in-the-disk, permitindo que atacantes incluíssem malwares no instaladores e alterassem o app que você instala.

Mude a senha da sua conta e habilite a autenticação de dois fatores

Um suposto vazamento de dados em março de 2018 colocou os logins e senhas das contas Epic Games nas mãos de cibercriminosos, comenta a Kaspersky. Os fóruns estão cheios de tópicos sobre como as contas do Fortnite foram roubadas e como os golpistas as utilizaram para comprar códigos no jogo e depois revendê-los a qualquer preço. “Se você criou uma conta Epic Games antes de março de 2018 e não trocou sua senha, faça isso agora. Aqui está o link que precisa”, disse a empresa.

Mesmo que a sua senha tenha vazado, os cibercriminosos não poderão acessar sua conta sem um segundo fator, na forma de um código pequeno e único. Para a autenticação de dois fatores (2FA), a Epic Games recomenda o Google Authenticator. Como alternativa, pode experimentar o Microsoft Authenticator, LastPass Authenticator ou Authy.

Vale notar que é interessante que você coloque autenticação de dois fatores em todos os serviços online que utiliza.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.