Falha no iPhone permite que qualquer pessoa veja suas fotos íntimas

1 min de leitura
Imagem de: Falha no iPhone permite que qualquer pessoa veja suas fotos íntimas

Uma brecha no iOS 12 permitia que qualquer pessoa com acesso físico ao seu aparelho enxergasse suas fotos privadas mesmo com a tela bloqueada. Essa brecha em específico foi corrigida pela Apple na versão iOS 12.0.1, porém, outra porta que permite a mesma ação foi aberta — isso significa que suas fotos íntimas ainda podem ser acessadas por atacantes com acesso físico ao seu iPhone, em ambas as versões do sistema operacional.

As falhas residem no iOS 12 e iOS 12.0.1; a Apple deve preparar um patch de correção

Quem revelou a nova falha é o mesmo pesquisador de segurança amador que também descobriu a brecha anterior, um espanhol chamado Jose Rodriguez. O bug em questão é um problema de bypass: um atacante, se seguir alguns passos, consegue acesso ao conteúdo da galeria de imagens — além de ver as fotos, é possível enviá-las para outro contato usando o Apple Messages.

De acordo com Rodriguez, um invasor precisa realizar 10 passos de execução utilizando a assistente virtual Siri e o Voice Over para acessar as fotos de um iPhone. Todos os smartphones da Apple, atualizados, estão suscetíveis ao golpe: os novos iPhone X e XS também.

Para se proteger desse golpe em questão, os usuários Apple precisam desabilitar a Siri da tela de bloqueio. Isso é feito por meio das configurações, na seção “Face ID & Passcode”. A dica é a mesma da brecha anterior e, infelizmente, isso acaba piorando a experiência com o iOS 12, que não será completa.

  • Abaixo, você pode conferir um vídeo mostrando mais detalhes sobre como realizar o golpe bypass.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.