Nos últimos anos, o WhatsApp virou um maná para cibercriminosos e fraudadores. Dessa vez, um novo golpe ronda o aplicativo de mensagens e busca infectar smartphone utilizando uma tática de phishing que abusa da pornografia para enviar notificações push aos interessados — e o perigo é ainda maior nestas notificações.

Segundo Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, “o golpe de conteúdo adulto no WhatsApp está fazendo milhares de vítimas. A mensagem maliciosa promete acesso a fotos íntimas de mulheres; para isso, o interessado deve compartilhar a mensagem para 10 amigos.

Como você vê, a mensagem falsa compartilhada no WhatsApp é a seguinte:

phishingPhishing

Depois, ao clicar em qualquer link, o usuário é redirecionado para essa página:

phishingPhishing

Falsamente, a página três aparece na sequência para exigir a permissão de notificação push:

phishingPhishing

Notificações push são aquelas notificações que aparecem na tela superior do seu celular que indicam quando há mensagem nova no WhatsApp ou no Facebook, por exemplo. Muitas empresas usam para divulgar promoções — se você tiver o aplicativo do TecMundo instalado, quando alguma notícia interessante for publicada, você vai saber no mesmo instante via notificação push.

O problema disso é quando cibercriminosos têm o controle dessa ferramenta. Além de mensagens maliciosas, links que podem acabar levando vírus ou roubando dados do seu PC também podem ser enviados — e o clique fica mais suscetível. 

Até o momento, o dfndr lab detectou mais de 1 milhão de tentativas de infecção por meio deste golpe no WhatsApp.

Cupons de desconto TecMundo: