A LaLiga, primeira divisão do futebol espanhol, admitiu que está espionando os celulares de usuários de seu aplicativo oficial para descobrir quais estabelecimentos estão transmitindo os jogos sem repassar dinheiro para a organização. O campeonato espanhol, com times como Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid, é gerenciado pela LaLiga e patrocinado pelo banco Santander.

A LaLiga ainda deu uma explicação porca sobre o motivo da espionagem

Segundo o ElDiario, o app oficial da LaLiga está usando o microfone e a localização do aparelho. Dessa maneira, ele escuta, por exemplo, barulhos provenientes de televisores. Caso seja um jogo de futebol da LaLiga, o app ainda rastreia a localização do barulho. Sendo assim, um agente poderia cobrar do estabelecimento em questão um pagamento por estar exibindo o jogo.

A LaLiga admitiu o procedimento e ainda tentou "tranquilizar" os usuários do aplicativo, como nota o Xataka. A organização disso que os dados coletados não são referentes aos nomes dos usuários, mas ao endereço de IP e ID específico. Ou seja, uma explicação porca.

"Quando os usuários baixarem ou atualizarem o aplicativo, o sistema operacional do seu celular vai pedir por uma janela popup para fornecer consentimento para a Laliga ativar o microfone e geoposicionamento de seu dispositivo móvel. Só se você decidir aceitá-lo, o microfone irá capturar o código binário de soundbites, com o único propósito de saber se você está assistindo a partidas de futebol disputadas por times da LaLiga, mas nunca acessar o conteúdo da gravação".

No Android, o aplicativo possui mais de 10 milhões de dowloads. Já no iOS, o app da LaLiga é o 188° mais baixado na seção de esportes da App Store

Segundo a organização da liga espanhola, ela perde cerca de 150 milhões de euros em direitos de transmissão por causa de bares e restaurantes "sem licenciamento" que exibem os jogos pela cidade. Por isso, o celular espião seria uma boa resposta para isso, acredita a organização.

Vale notar que sim: o usuário é avisado que o aplicativo pede permissão ao uso do microfone e GPS. Contudo, o usuário não é avisado sobre esse tipo de espionagem. Ainda, segundo o Xataca, a LaLiga não deixa os dados anônimos. Ou seja, é possível cruzar dados e descobrir mais informações sobre seus usuários.

Cupons de desconto TecMundo: