Atenção: mensagem falsa 'do Instagram' é enviada com vírus

1 min de leitura
Imagem de: Atenção: mensagem falsa 'do Instagram' é enviada com vírus

"Oi, temos um chamado aberto para sua conta sobre abuso, nos termos de política e privacidade em nossa comunidade, contudo sua conta pode ser suspensa. Você tem até 72 horas para responder aos atos que foi citado. Se você ignorar essa mensagem, você poderá ter sua conta cancelada" — na íntegra, com erros.

Essa mensagem começou a ser enviada para usuários do Instagram, segundo o Defesa Digital. Enviada via email, a mensagem é falsa e ainda conta com um link malicioso. Assim que a vítima clica no botão "Verificar atividade em seu Instagram", um malware é baixado no computador.

"Com falso comunicado sobre abuso e possível bloqueio de conta do Instagram, cibercriminosos tentam infectar computadores!", escreveu o Defesa Digital no Twitter

Como identificar uma mensagem falsa: primeiro, veja o meio em que você recebeu a mensagem. Um alerta dessa gravidade feito pelo Instagram, por exemplo, viria pelo próprio aplicativo. Outro ponto: ortografia e concordância da mensagem; redes sociais robustas não costumam vacilar como o alerta lá em cima. Também desconfie de qualquer alerta ou promoção recebida via email ou sms; o nome disso é phishing.

Phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação. O phishing também pode ser caracterizado como sites falsos que pedem dados de visitantes. A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do banco/ecommerce para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.