Falha de pesquisa no Google para Android mostra suas mensagens de texto

1 min de leitura
Imagem de: Falha de pesquisa no Google para Android mostra suas mensagens de texto

Quem usa bastante smartphones com sistema Android sabe que ele possui alguns recursos diferentes e, talvez, pouco usados. Em um deles, você pode digitar na busca do app da Google a frase “show me my text messages” para visualizar, no formato de cartões, os últimos SMSs com o conteúdo das mensagens, o número do remetente e dados sobre data e hora.

Até aí tudo bem. O problema é que um usuário do Reddit descobriu uma falha bem esquisita ao usar o app da Google no Android para fazer uma busca. Ao digitar na caixa de procura o termo “the1975..com”, com dois pontos mesmo, o aplicativo também vai exibir suas mensagens de texto da mesma forma e com todas as informações que o comando “show me my text messages” exibiria.

Como assim?

A Google ainda não se pronunciou sobre o assunto – lembrando que essa “falha”, na realidade, não apresenta nenhum risco imediato para os usuários

Ninguém faz a menor ideia do motivo para esse estranho comando ativar esse recurso. Ainda assim, outros usuários do Reddit descobriram outros termos nem um pouco convencionais que realizam a mesma ação no Android: exibem o conteúdo de seus SMSs como painéis na busca do Google. As frases são “Vizel viagens”, “Izela viagens” e “Zela viagens”. Isso mesmo, “viagens”, como no português. Muito esquisito...

A Google ainda não se pronunciou sobre o assunto – lembrando que essa “falha”, na realidade, não apresenta nenhum risco imediato para os usuários, visto que apenas usuários que conseguirem acessar o sistema operacional do smartphone podem usar esses comandos, ou seja, ele já teria acesso aos SMSs da maneira convencional também.

A falha foi verificada também nos dispositivos principais da Samsung – os modelos Galaxy S7S8S9 e suas variantes – além de outros aparelhos top de linha que usam o sistema operacional Android. Com a revelação do problema, é muito provável que a Google tome alguma providência muito em breve.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.