Metamorfo tem Brasil como alvo e tira print de conta bancária

1 min de leitura
Imagem de: Metamorfo tem Brasil como alvo e tira print de conta bancária

Um malware chamado Metamorfo age por meio de spam para infectar vítimas no Brasil, segundo o Threatpost. Utilizando uma campanha de infecção em vários estágios, o malware trabalha com ferramentas legítimas do Windows como side-loader, além do uso de armazenamento em nuvem para guardar o código malicioso.

É interessante notar que o Metamorfo busca atividades realizadas especificamente em bancos brasileiros, além de sites de criptomoedas

Segundo o FireEye Labs, o ataque começa via email com um HTML como anexo. Esse HTML redireciona a vítima para uma URL encurtada que leva até sites como GitHub, Dropbox ou Google Drive. Nestes sites, a vítima é induzida a baixar um arquivo ZIP — e é nele que o Metamorfo se esconde.

"Quando o ZIP é aberto, ele instala uma ferramenta legítima do Windows que é usada para baixar um trojan bancário", nota que a FireEye. "A partir desse ponto, o malware espiona a vítima para acompanhar a atividade bancária".

O Metamorfo tem a capacidade de capturar screenshots da tela do PC enquanto o usuário navega em internet banking. Dessa maneira, informações bancárias, bem como senhas e outros dados, são repassadas aos cibercriminosos por trás do trojan.

"O uso de cadeias de infecção em múltiplos estágios dificulta a pesquisa desses tipos de campanhas durante todo o processo", disseram os pesquisadores da FireEye, Edson Sierra e Gerardo Iglesias, em análise. "Os invasores estão usando várias técnicas para evitar a detecção e infectar usuários desavisados no Brasil com trojans bancários. O uso da infraestrutura de nuvem pública para ajudar a fornecer os diferentes estágios desempenha um papel particularmente importante na entrega da carga maliciosa".

Como se proteger

A prevenção é o caminho: não aceite mensagens de desconhecidos, principalmente as acompanhadas por links. Caso você receba um email ou mensagem de WhatsApp de seu banco, ignore — se bater alguma dúvida, entre em contato via telefone com o banco em questão.

Se você percebeu alguma movimentação estranha em sua conta, também entre em contato com o banco para entender quais serão os passos realizados.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.