Bill Gates financia 'Google Earth' com imagens ao vivo da Terra

1 min de leitura
Imagem de: Bill Gates financia 'Google Earth' com imagens ao vivo da Terra

A EarthNow é uma iniciativa que busca levar o conceito do Google Earth adiante. Com apoio de ninguém menos que Bill Gates e de empresas como SoftBank e Airbus, o projeto quer oferecer uma transmissão de vídeo em tempo real de qualquer lugar do planeta.

Ou seja: aquele "meme" de dar tchau para aparecer no Google Earth pode virar realidade, mas no EarthNow

O EarthNow é uma câmera apontada "para a sua cara" durante 24 horas por sete dias por semana

Segundo o CEO da EarthNow, Russel Hannigan, o projeto é ambicioso e sem precedentes. Para isso, serão lançados vários satélites de vídeo para oferecer a cobertura ao vivo — e a empresa espera que o delay entre o que é gravado e o que aparece no PC seja de apenas 2 segundos.

A empresa comenta que essa tecnologia “ajudará as cidades inteligentes a se tornarem mais eficientes, a avaliarem a saúde das plantações sob demanda e até capturar navios de pesca ilegais no ato”.

Ainda não está claro como a EarthNow ganhará dinheiro: publicidade ou assinatura. Além disso, algo pior não está claro.

Vigilância

Veja só: o EarthNow é uma câmera apontada para a sua cara durante 24 horas por sete dias por semana. Isso, você concordando ou não, é invasão de privacidade. A empresa não comentou sobre implicações que envolvem policiamento e até os "stalkers".

Já imaginou no que é possível planejar com uma ferramenta como essas disponível para qualquer pessoa? Bem, agora o futuro não parece tão glorioso assim.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.