Hoje você saberá se foi ou não afetado pelo vazamento do Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Hoje você saberá se foi ou não afetado pelo vazamento do Facebook
Imagem: fastcompany

O Facebook vai avisar a partir de hoje (09) todos os usuários afetados pelo caso da Cambridge Analytica que seus dados foram vazados através da rede social. Dessa forma, os mais de 400 mil brasileiros afetados saberão se a empresa britânica usou ou não seus dados de maneira indevida.

Esse aviso será enviado para os usuários por meio do feed de notícias. Os afetados verão uma postagem no topo do seu feed explicando a situação do vazamento, inclusive indicando que você ou algum de seus amigos deve ter feito o teste conhecido como “This Is Your Digital Life”, que não apenas roubava as informações da vítima e de todos os seus amigos no Facebook.

Esses dados foram posteriormente passados para Cambridge Analytica, que os utilizou na promoção da campanha política de Donald Trump à presidência dos EUA. Enquanto no Brasil “apenas” 400 mil pessoas foram afetadas, nos EUA, o número chegou a 70 milhões.

Como será o aviso?

Caso você tenha sido afetado pelo vazamento, você receberá um aviso como esse no seu feed, só que em português. Ele trará o detalhamento do ocorrido, e você poderá clicar em uma opção chamada “Veja como você foi afetado”.

facebook

Os usuários que não tiveram seus dados roubados pela Cambridge Analytica também receberão um aviso, mas esse trata de segurança de uma forma genérica. Nesse caso, o usuário poderá clicar em um botão e ser direcionado ao gerenciamento de apps e sites conectados à suas contas do Facebook.

facebook

A rede social já começou a enviar os avisos em várias partes do mundo, mas pode ser que você receba esse aviso nas próximas horas ou mesmo amanhã.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.