Falha no leitor de QR Code do iOS pode redirecionar usuário para URL errada

1 min de leitura
Imagem de: Falha no leitor de QR Code do iOS pode redirecionar usuário para URL errada

Uma falha de segurança no leitor de QR Code do iOS pode fazer com que usuários de iPhones ou outros dispositivos da Apple sejam redirecionados para sites maliciosos por engano. O problema foi percebido por Roman Mueller, especialista em segurança responsável pelo blog Infosec, onde a descoberta foi publicada.

Mueller notou que basta incorporar a URL usando um formato diferente para conseguir fazer isso. No caso, ele criou um QR Code que supostamente levaria o usuário para o Facebook, mas na verdade o transfere para o próprio site dele. Você pode fazer o teste na imagem abaixo. Ele conseguiu isso utilizando a seguinte URL: https://xxx\@facebook.com:443@infosec.rm-it.de/.

Um código QR.

Um iPhone deve exibir a notificação perguntando se você deseja abrir o Facebook no navegador Safari, mas redirecionar para o Infosec. Tentamos escanear o código utilizando o leitor de QR Code da Samsung e ele exibiu apenas uma página de erro com a URL correta.

Nos comentários do site 9to5Mac, foi encontrado pelo menos um aplicativo da App Store que apresenta a mesma falha vista no iOS, enquanto outros não fizeram o redirecionamento. Mueller disse que reportou o problema para a Apple em dezembro do ano passado, mas ele não foi corrigido até agora.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.