Novo golpe do WhatsApp promete kit gratuito no Dia Internacional da Mulher

1 min de leitura
Imagem de: Novo golpe do WhatsApp promete kit gratuito no Dia Internacional da Mulher

O novo golpe que circula no WhatsApp em todo o Brasil promete um kit de maquiagem gratuito em celebração ao Dia Internacional da Mulher, mas, de fato, apenas direciona o usuário para um site repleto de banners de publicidade. A “promoção” se utiliza também do sistema de notificações dos navegadores para ampliar o seu alcance.

Segundo o Kaspersky Lab, as pessoas que recebem a mensagem são direcionadas a uma página na qual precisam responder três questões e, ao final, espalhar a mensagem para um certo número de amigos a fim de ganhar o kit. O resultado disso, porém, é o redirecionamento para uma página com propagandas, a forma usada pelos cibercriminosos para monetizar o golpe.

Golpe no WhatsAppNovo golpe circula no WhatsApp.

“Criminosos brasileiros continuam usando o WhatsApp como vetor de ataques por causa de sua popularidade. O uso de um tema como o Dia Internacional das Mulheres demonstra que eles estão sempre adaptando os golpes para temas relevantes e que chamam a atenção das vítimas”, ressalta o analista sênior de segurança da Kasperksy Lab, Fabio Assolini.

Como sempre, a companhia de segurança reforça práticas básicas de segurança, como desconfiar de links recebidos prometendo coisa grátis, evitar clicar em links que chegam em emails suspeitos, usar sistemas de segurança em seus dispositivos e também evitar o uso das notificações do navegador em sites desconhecidos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.