Pesquisa: só 2 fabricantes de Android são ágeis na atualização de segurança

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisa: só 2 fabricantes de Android são ágeis na atualização de segurança

A companhia SecurityLab divulgou nesta semana dados de uma investigação na qual avaliou quão rápido as empresas agem para disponibilizar atualizações de segurança para os seus dispositivos móveis. Sem muita surpresa, a primeira do ranking é a Apple, conhecida especialmente por ter a esmagadora maioria de seus portáteis rodando a versão mais recente do iOS.

Quem está bem próxima da Maçã nesse sentido é a Microsoft, que também costuma agir rapidamente nesse sentido. A comparação perde um pouco do sentido, porém, se levarmos em conta que o Windows 10 Mobile está presente em apenas 0,61% dos celulares da atualidade contra 19,64% do iOS (dados do Stat Counter).

O levantamento feito pela companhia de segurança leva em conta os seguintes aspectos:

  • Tempo mínimo de disponibilização de uma atualização de segurança para o primeiro dispositivo e para todos os dispositivos suportados;
  • Tempo máximo de demora para lançamento global para fabricante parceira e para operadora;
  • Se a atualização independe da operadora em todos os dispositivos;
  • Tempo de duração de suporte de uma atualização de segurança em 2016;
  • Tempo mínimo e máximo de duração de suporte para uma atualização em 2017;
  • Alcance médio de uma atualização de segurança depois de um mês.

SecurityLab

Baseando-se em todos esses critérios, a Apple tem o melhor desempenho entre todas as 19 companhias verificadas. A Microsoft tem desempenho semelhante com o Windows 10 Mobile, mas as companhias Android tem uma performance decepcionante de modo geral: das 16 companhias que usam Android, apenas GoogleEssential (que tem somente um modelo disponível no mercado) apresentam desempenho considerado bom.

As demais, como é o caso de OnePlusHonor (Huawei) e HTC, chegam a demorar meses para liberar uma atualização de segurança. Além disso, depois de um mês, o alcance do update ainda é pequeno, outro problema grave. Os gadgets com Android ainda esbarram na questão das operadoras, que normalmente precisam realizar modificações nos pacotes de atualização e atrasam ainda mais a chegada das correções ao usuário final.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.