Uma nova semana, um novo golpe de phishing rodando na praça. Se você receber qualquer tipo de mensagem sobre uma promoção "plano de saúde gratuito" da Unimed, saiba que é um golpe de phishing, de acordo com Fabio Assolini, analista da Kaspersky.

Evite clicar em links de correntes e links enviados por desconhecidos

Caso você não saiba, phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação. O phishing também pode ser caracterizado como sites falsos que pedem dados de visitantes. A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do banco/ecommerce para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias.

"O desespero e a criatividade desses golpistas de WhatsApp vai longe. Dessa vez estão oferecendo "plano de saúde gratuito" por 1 ano em nome da @unimeddobrasil", twettou Assolini.

Como você pode ver nas imagens, ao clicar no link enviado por WhatsApp, a vítima é redirecionada para um site falso. Acompanhe:

  • Para promoções e cupons grátis enviados por WhatsApp, se você ficar interessado, a dica é: sempre cheque nas páginas oficiais da empresa se existe tal promoção. Evite clicar em links de correntes e links enviados por desconhecidos.

Cupons de desconto TecMundo: